X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Instituto Nacional do Câncer sofre ataque hacker e suspende serviços de radioterapia


O sistema de tecnologia do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, sofreu um ataque hacker no sábado, 27, que obrigou a instituição a interromper de forma temporária os serviços de radioterapia. Na manhã desta terça-feira, 30, técnicos do Inca ainda trabalhavam para tentar resolver o problema.

De acordo com a instituição, assim que houve a invasão do sistema os programas de segurança internos foram ativados. "Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados internos, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia, evitando danos colaterais", declarou o Inca.

"Neste momento (terça-feira), toda a equipe de tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade", acrescentou o instituto.

O agendamento de novas consultas também está suspenso. Os atendimentos que já estavam programados, por sua vez, estão acontecendo normalmente, "porém com anotações manuais da evolução do paciente, e receitas também à mão", afirmou o Inca.

"As internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais. O maior impacto foi com o setor de radioterapia, o único que precisou ser suspenso temporariamente", ressaltou o Instituto Nacional do Câncer.

Vinculado ao Ministério da Saúde, o Inca conta com quatro unidades no Rio de Janeiro e oferece tratamento integral a pacientes com câncer, além de desenvolver programas e outras atividades de prevenção e combate à doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: