X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Motorista de apps cobra taxa para uso do ar-condicionado em meio à onda de calor

Veja orientações de empresas para motoristas e passageiros


Passageiros têm reclamado no X, antigo Twitter, sobre a falta do uso do ar-condicionado em aplicativos de transporte de passageiro nas modalidades mais baratas.

Com uma nova onda de calor a partir desta quinta (14), o assunto entrou em alta após a advogada Karina Bruno se deparar com um informe durante uma viagem pelo aplicativo da Uber em que o motorista comunicava a cobrança de taxa extra para o uso do ar-condicionado por quilômetro rodado, sendo o mínimo de R$ 5.

Procuradas, Uber e 99 afirmam que o uso do aparelho deve ser combinado entre motorista e passageiro para que "a viagem ocorra confortavelmente para ambos".

A cobrança extra pelo conforto térmico também ocorreu com produtor audiovisual Guilherme Ayres, que durante uma corrida de 35 minutos na Uber se deparou com o aviso informando haver uma taxa para o uso do ar-condicionado nas viagens mais baratas.

Na Uber, a escolha de preferência pela climatização do carro só está disponível a partir da categoria Comfort, que fornece opções de personalização da viagem. A opção Uber X, a mais acessível das condições, não possui opções de personalização.

Em nota, a Uber afirma que não existe obrigatoriedade nem proibição do uso do ar-condicionado por parte da empresa, independentemente da modalidade. A temperatura faz parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário, diz a plataforma.

A 99 diz que o bom senso e o respeito são fundamentais durante as viagens pelo aplicativo, e há incentivo para que passageiros e motoristas avaliem suas corridas, registrando eventuais ocorrências que não sigam o Guia da Comunidade 99.

A Uber diz ainda que as cobranças adicionais realizadas fora da plataforma não devem ser aceitas por usuários, por violar o código da comunidade da empresa, e podem levar à desativação da conta do motorista envolvido.

A empresa também nega que orienta qualquer proibição de uso de ar-condicionado em viagens de qualquer modalidade e que o ar-condicionado é um dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma.

O motorista ou passageiro pode cancelar a viagem e reportar a situação caso não se sinta confortável.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: