X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Mulher resgata morcego doente e coloca prédio inteiro de quarentena

Danielly ficou sob observação por algumas semanas e todos os seus vizinhos também foram avisados e monitorizados


Imagem ilustrativa da imagem Mulher resgata morcego doente e coloca prédio inteiro de quarentena
Após regatar morcego, Danielly ficou sob observação por algumas semanas e todos os seus vizinhos também foram avisados e monitorizados |  Foto: Canva

Danielly Loureiro, de 28 anos, saiu do trabalho na pausa para almoço e decidiu ir até sua casa. Ao chegar no prédio, a jovem foi surpreendida por um morcego caído na garagem bem em cima de sua vaga e decidiu levar o animal para seu apartamento.

Ao UOL, Danielly contou que é natural do interior de Mato Grosso do Sul e é acostumada com animais silvestres. A jovem disse que contou aos amigos o que aconteceu e ninguém estranhou a atitude que ela teve de resgatar o animal ou avisou sobre o perigo que ela corria.

"Hoje todo mundo faz piada, como se fosse uma coisa absurda, mas todo mundo me incentivou. Inclusive, uma menina recomendou que eu desse banana para ele, porque ela teve um morcego de estimação chamado Billy, quando morava em um sítio", disse Danielly, em conversa com o UOL.

A jovem, que mora em Toledo (PR), só entendeu o perigo que sofria ao voltar ao trabalho. Lá, uma colega alertou que ela não deveria ter pegado o morcego com as mãos e muito menos trancado o animal em casa.

Mas já era tarde demais: a situação que começou como uma tentativa de resgate virou caso de vigilância sanitária e colocou todo o prédio da estudante em estado de alerta.

"Vi em um site regional que uma criança em Cascavel tinha morrido de raiva depois do contato com um morcego. Aí a gente procurou na internet para quem deveria ligar e a Vigilância foi imediatamente para o prédio. Eles falaram: 'volta para casa'. Quando cheguei, já estavam lá, nem pude entrar no meu apartamento, só abri a porta", contou Danielly.

A partir daí, a jovem foi vigiada pelos agentes de saúde, que quiseram garantir que ela fizesse toda a prevenção possível contra a doença.

"Para mim, aquilo não representava ameaça. A imagem que eu tinha da raiva era de uma coisa que eu poderia pegar só com cachorros. Quando o morcego apareceu na minha casa, achei que era um filhotinho e pensei: 'vou levar para casa, dar comida e eventualmente ele vai melhorar e vai embora'", explicou a jovem.

Danielly foi a uma UPA, onde tomou um soro e a primeira dose da vacina para prevenir a raiva. Após um novo contato da Vigilância Sanitária, ela ficou sabendo que o morcego que resgatou estava doente.

"A agente me perguntou por que eu não tinha ido à UPA tomar a segunda dose e estava bem incisiva, desesperada mesmo. Expliquei que tinha ido a um posto mais próximo da minha casa e ela falou: 'tá, mas eu tenho que te falar: o morcego que pegaram na sua casa realmente tinha raiva'", disse a jovem.

"A essa altura já sabia mais sobre a doença. Comecei a pesquisar, soube que causava uma morte terrível e fiquei mais em pânico ainda", relatou Danielly. 

Danielly ficou sob observação por algumas semanas e todos os seus vizinhos também foram avisados e monitorados.

Ela contou que, por sorte, tudo aconteceu durante as férias escolares, quando muitos dos moradores, que se mudaram para Toledo para fazer faculdade, voltaram para suas cidades.

"Colocaram cartazes informativos sobre a raiva e entraram em contato com as pessoas, mas ninguém tinha nem visto o morcego além de mim", contou.

O caso aconteceu em 2017, mas ganhou atenção apenas nas últimas semanas, quando Danielly decidiu contar sua história no TikTok. O vídeo ganhou mais de 1 milhão de visualizações em menos um mês.

"Hoje, conto de uma forma engraçada porque já passou muito tempo, mas as primeiras semanas foram muito difíceis. Lembro que não conseguia pensar em outra coisa", afirmou. O tempo passou e ela não manifestou sintomas da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: