X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

De qual cor sua saúde precisa? Especialistas apontam as "cores" dos alimentos

Cada cor de alimento representa um benefício para a saúde. Veja lista


Imagem ilustrativa da imagem De qual cor sua saúde precisa? Especialistas apontam as "cores" dos alimentos
A nutricionista materno infantil Giselle Guzzo, com as filhas Rafaela e Luiza, investem em pratos coloridos na alimentação |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Você sabia que cada cor de alimento representa um benefício para a saúde? Pois é! A riqueza nutricional delas pode ser uma aliada em combate à queixas específicas.

Com esse conhecimento em mente, é possível se guiar pela coloração e reforçar o consumo de frutas, legumes e verduras que o corpo mais precisa.

Se o intestino não está funcionando bem, é interessante dar foco aos alimentos marrons porque eles são mais ricos em fibra. Se quer fortalecer os ossos, dar atenção aos alimentos brancos, por exemplo.

De acordo com a nutricionista clínica e funcional Thamires Pralon Favato, cada cor pode ter um nutriente em destaque, desempenhando um papel importante no organismo.

Ela citou alimentos roxos, como ameixa, beterraba e uva. “São ricos em quercetina e ácido elágico, diminuem o risco cardíaco, reduzem o risco de câncer e melhoram o aspecto da pele. São fontes de vitamina B1, importante para o metabolismo da glicose”.

Já Karla Talhate, nutricionista e terapeuta integrativa, comentou sobre alimentos amarelos e alaranjados, como laranja, abóbora e cenoura.

“Eles têm muita vitamina C, também são ricos em vitamina A, ótima para a visão, prevenindo até mesmo doenças como catarata e degeneração macular. Também têm o betacaroteno, muito conhecido por ajudar a manter um belo bronzeado”.

Mas, é claro, por mais que entender os benefícios de cada cor seja importante, Thamires ressaltou que é fundamental não se privar e fazer uma alimentação colorida.

“Uma alimentação colorida favorece uma variedade maior de nutrientes, vitaminas, minerais, fibras e contribui para um bom funcionamento do nosso organismo. Ter uma alimentação monótona ou pouco variada significa estar comendo os mesmos nutrientes e sofrer a falta de outros importantes, onde o organismo pode ter algumas alterações ou deficiências nutricionais”

Karla deu o exemplo para quem quer rejuvenescer a pele. “Quanto mais colorido for seu prato, melhor. Tangerinas, morangos, romã, uva, abacate e oleaginosas, taioba, brócolis, milho verde. Quanto mais cor, menos idade”.

Uma pessoa que valoriza um prato colorido é a nutricionista materno infantil Giselle Guzzo, 39. Ela disse que suas filhas, Rafaela Guzzo, 9 anos, e Luiza Guzzo, 13, sempre se alimentam com muitas cores.

Por fim, é válido ressaltar que as cores só servem para alimentos naturais. Industrializados não têm espaço nessa lista!

Cores e seus benefícios

Vermelho

Alimentos como tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba, pimentão vermelho e framboesa são fontes de licopeno, uma substância antioxidante.

Eles também contém antocianina, potente antioxidante e anti-inflamatório, e ajudam na memória, reduzem o estresse oxidativo, reduzem o risco de doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkison.

Verde

Alimentos como rúcula, couve, espinafre, acelga e ervilha são fontes de ácido fólico e vitaminas do complexo B.

O pigmento verde, associado à clorofila têm função antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo desenvolvimento de doenças.

No cérebro, sua ação ajuda a evitar e a também desacelerar o declínio cognitivo.

Amarelo/ laranja

Alimentos como laranja, abóbora, cenoura, mamão, milho e pêssego são ricos em vitamina C e vitamina A.

Eles têm betacaroteno, antioxidante muito conhecido por ajudar a manter um belo bronzeado, favorecer o rejuvenescimento e ajudra a proteger o coração.

Esses alimentos beneficiam a visão e ajudam no sistema imunológico.

Branco

Alimentos como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz e banana são ricos em fósforo e cálcio.

Com o potássio, contribuem para a saúde óssea, e também favorecem a regulação dos batimentos cardíacos.

São fundamentais para o funcionamento dos músculos e do sistema nervoso.

Roxo

Alimentos como ameixa, beterraba, repolho roxo, uva e jabuticaba são ricos em quercetina e ácido elágico.

Eles diminuem o risco cardíaco e reduzem o risco de câncer e melhoram o aspecto da pele.

Fonte de vitamina B1 importante para o metabolismo da glicose.

Auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso e do coração.

Marrom

Alimentos como cereais integrais, sementes e oleaginosas são ricos em fibras, e assim, auxiliam no bom funcionamento do intestino. Além disso, elas ainda ajudam a saciar a fome.

Também são fontes de selênio e vitamina E, com efeito antioxidante.

Contam com cálcio, e também proteínas e gorduras que fazem bem para o coração.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: