X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Desafio da Redação para 73 mil candidatos neste domingo

Estudantes também vão ter de resolver as questões de Linguagens e Ciências Humanas. Prova tem duração de 5h30


Imagem ilustrativa da imagem Desafio da Redação para 73 mil candidatos neste domingo
Os estudantes Luiza Lis Alvernaz e Wagner Gonçalves de Souza pretendem conquistar uma vaga em Medicina |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Chegou o grande dia! Para quem se preparou durante todo o ano, hoje é o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Estado, 73.734 candidatos farão a prova, que terá duração de cinco horas e trinta minutos.

Um dos desafios para o primeiro dia de prova é a Redação, temida por muitos. Além disso, os participantes ainda terão de resolver as questões de Linguagens e Ciências Humanas.

O diretor de ensino do Centro Educacional Madan, em Vitória, Daniel Rojas, recomenda ao candidato que chegue cedo ao seu local de prova e controle a ansiedade.

“A prova é extensa, então o estudante precisa se organizar para resolver as 90 questões objetivas, que têm textos longos. Quanto à Redação, indico que, logo ao pegar a prova, o candidato veja o tema proposto”.

Segundo Daniel, não é indicado deixar para fazer a Redação nos últimos minutos de prova. “Ao ler o tema da Redação, mesmo que o estudante inicie pelas questões, ele vai desenvolvendo o que será escrito. Muitos começam pela Redação e outros deixam para o final. O mais importante é o aluno não inventar, é fazer o que treinou durante o ano”, destaca.

A estudante Luiza Lis Alvernaz Loouser, de 18 anos, quer cursar Medicina e pretende controlar o emocional, um dos seus maiores desafios durante a prova.

“Com relação às matérias, acho que a interpretação exige muita atenção e prática de leitura. Então, será essencial manter o foco durante a prova”, afirma.

Luiza conta que está na expectativa de conseguir um bom resultado com o exame. “Tenho certeza que vou dar o meu melhor, porque tive ótimos professores e me dediquei muito este ano. As expectativas estão lá em cima, tanto com a prova quanto com a Redação, que por sinal treinei muito também”.

Quem também quer tentar Medicina é o estudante Wagner Gonçalves de Souza Filho, 18, que já tem definida sua estratégia para realizar a prova.

“Começo e disponibilizo uma hora para a Redação, em seguida faço as questões de Humanas e finalizo a prova com as questões de Linguagens”, conta.

Horários

Os candidatos devem ficar atentos aos horários: os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Também devem se atentar aos itens obrigatórios como ficha de inscrição, documento de identificação e caneta preta.

FIQUE POR DENTRO

> Enem

- Neste domingo (05) é o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Estado, 73.734 pessoas estão inscritas para realizar a prova.

- Os participantes terão cinco horas e trinta minutos para resolver as questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

> Horários

- Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação ocorrerá às 13h30 e o encerramento será às 19h.

> Cartão de confirmação

- Os participantes podem conferir, no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, as informações referentes ao local de prova. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.

> Documentação

- Para acessar a sala de aplicação, é obrigatório o documento de identificação oficial com foto.

> Caneta

A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

> Ônibus

Estudantes da rede pública estadual e da rede particular terão passagem gratuita nos ônibus do Sistema Transcol durante os dias de prova.

Além disso, segundo a Ceturb, ao todo, 23 veículos de reserva ficarão distribuídos nos terminais e serão liberados caso seja necessário para atender a demanda. A frota do Transcol vai funcionar normalmente com o quadro de horário do domingo.

Aos domingos, a tarifa do Transcol é de R$ 3,90.

Fonte: Inep, governo do Estado e Ceturb.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: