X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

ES ganha 574 novos bares e restaurantes

As cidades que mais registraram novidades foram Vitória e Vila Velha, ambas com 113 novas opções cada


Imagem ilustrativa da imagem ES ganha 574 novos bares e restaurantes
A empresária Luiza Pimentel, de 33 anos, se juntou aos amigos, o técnico naval Luã Lorencette, 29, e a jornalista Dani Ewald, 38, para conhecer o Vilelê Gastrobar. Localizado no coração da Praia do Canto, em Vitória, o Vilelê Gastrobar abriu as portas no final do ano passado trazendo uma gastronomia afetiva com referências de vários lugares do Brasil e do mundo. No cardápio, feijoada e clássicos nordestinos. “Amo conhecer lugares novos e sair com os amigos, a família e com o meu filho. É muito bom ver que temos cada vez mais opções de lazer na cidade”, disse Luiza Pimentel. |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Quem gosta de sair para comer ou beber com os amigos e a família tem 574 novos motivos para comemorar, já que esse foi o número de bares e restaurantes que abriram as portas no Espírito Santo no último ano.

Segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, essa foi a quantidade de aberturas na atividade “bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem/com entretenimento”.

Apenas na Grande Vitória foram 356 lugares novos. As cidades que mais registraram novidades foram a capital capixaba e Vila Velha, ambas com 113 novas opções cada. Em terceiro lugar ficou Serra com 50 estabelecimentos.

O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet, comemora os números.

“É uma retomada do setor depois de toda crise sanitária que a gente passou. Essa crise acabou deixando um vácuo de empresas que não conseguiram suportar, então você tem um mercado para a abertura de novas empresas e é o que vem acontecendo”, explica.

Deixando para trás de vez a crise causada pela pandemia, esse movimento deve permanecer em 2024, com a abertura de mais endereços. O número deve continuar alto, mas não deve atingir a marca dos 622 novos estabelecimentos registrados em 2022.

“Aquele foi o ano de retomada do setor depois da pandemia, então houve um aumento exponencial nesse ano em específico. A nossa busca é estar crescendo em comparação a 2023”, conta Vervloet.

Imagem ilustrativa da imagem ES ganha 574 novos bares e restaurantes
Rodrigo Vervloet diz que há maior investimento em divulgação |  Foto: Leone Iglesias/ AT

O Espírito Santo bateu recorde na abertura de empresas em 2023. Foram 20.532 novos registros, o que representa um aumento de 5,21% em relação a 2022, que teve 19.514 processos de constituição.

O número é o maior alcançado nos últimos 10 anos e equivale a um média de 57 empresas abertas por dia no Estado. A atividade que mais teve empresas abertas no último ano é a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 7.569 novos registros.

Entre as razões para o aumento, destaca o presidente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, Paulo Alfonso Menegueli, estão a simplificação do sistema e a integração promovida pelo governo do Estado entre os órgãos envolvidos no processo de abertura.

Cardápios variados em destaque

Há tanta variedade de restaurantes e bares que os estabelecimentos têm investido em diferentes alternativas para atrair a clientela. Enquanto alguns optam por um cardápio diverso, outros conquistam seu espaço ao atender um público específico.

“Noto que há um foco em variar o cardápio e especializar as operações, ou seja, ser mais específico no que faz. Por exemplo, uma hamburgueria focar em hambúrguer suíno. São soluções independentes e que podem ser adotadas por restaurantes diversos”, explica o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet.

Ele ainda percebe que há um investimento maior em divulgação nas redes sociais e demais meios de comunicação, como TV e jornal impresso.

Em relação a desafios do setor gastronômico, Vervloet destaca a inflação de alimentos, que é muito alta, e a busca por mão de obra.

“Hoje existe uma dificuldade muito grande de buscar mão de obra, principalmente, a formal. As pessoas que querem trabalhar no setor não querem assinar carteira, formalizar esse vínculo. Essa dificuldade acaba, inclusive, represando a abertura de novos bares e restaurantes e também os horários que os bares atendem o público”, explicou.

Saiba mais

No Espírito Santo

Em 2023, o Estado bateu recorde na abertura de empresas de vários segmentos. Foram 20.532 novos registros, o que representa um aumento de 5,21% em relação a 2022, que teve 19.514 processos de constituição.

As atividades que mais tiveram empresas abertas no último ano foram a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 7.569 novos registros; de promoção de vendas, com 6.891; e comércio varejista de bebidas, com 5.066.

Bares e restaurantes

574 empresas foram abertas no ano passado na atividade “bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem/com entretenimento”.

Dessas, 356 foram abertas na Grande Vitória.

Expectativa

Em 2024, o número deve continuar alto, mas não deve atingir a marca de 622 novos estabelecimentos registrados em 2022. Isso porque aquele foi o ano de retomada do setor depois da pandemia.

Fonte: Junta Comercial do Estado do ES

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: