Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Doutor João Responde

Doutor João Responde

Colunista

Dr. João Evangelista

A versátil toxina botulínica

Coluna foi publicada nesta terça-feira (26)

Dr. João Evangelista | 26/12/2023, 12:27 12:27 h | Atualizado em 26/12/2023, 12:30

Imagem ilustrativa da imagem A versátil toxina botulínica
Aplicação de botox serve para tratas linhas de expressão |  Foto: © Divulgação/Canva

Como é fascinante o tempo que nos aproxima do mistério das coisas, a que chamamos vida. Do primeiro sopro ao último suspiro, observamos a árvore da existência trocar de roupagem, abandonado velhos galhos e experimentando novas folhagens.

A primeira vez que ouvi falar sobre botulismo foi quando escutei minha mãe alertar sobre o perigo de consumir alimentos enlatados. Comer salsichas extraídas diretamente de latas amassadas, ou enferrujadas, caracterizava perigo.

Botulismo vem do latim, botulus, que significa salsicha. Nessa época, eu ainda não sabia que alguns alimentos poderiam estar contaminados por bactérias. O Clostridium pode entrar no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados.

Encontrada no solo e na água não tratada, o Clostridium produz esporos que sobrevivem em locais com pouco oxigênio, como alimentos em conserva ou enlatados. Nesses ambientes, ele produz toxinas que, mesmo sendo ingeridas em pouquíssimas quantidades, podem causar envenenamentos graves.

Diante do preceito de que todo remédio é veneno e todo veneno é remédio, a ciência acabou descobrindo propriedades terapêuticas existentes nos antígenos desse patógeno.

Toxina botulínica é uma medicação bastante utilizada no tratamento de doenças neurológicas, mostrando-se benéfica e efetiva em promover o relaxamento de músculos que se contraem de modo excessivo ou involuntário.

Em neurologia, essa toxina é destinada ao relaxamento muscular, controle da rigidez e espasticidade, diminuição de tremores e secreções.

Seu funcionamento consiste em bloquear a transmissão de impulsos nervosos para o músculo, aplicada em lugares específicos do corpo onde há contração muscular involuntária ou excessivamente anormal, gerando uma rápida e irreversível ligação com as terminações nervosas, atuando na junção neuromuscular, inibindo a liberação do neurotransmissor acetilcolina.

Diluindo suas toxinas em uma espécie de “fonte da juventude”, o Clostridium ganhou status de Afrodite, a deusa da beleza. Surgiu o botox, esse venerável recurso da vaidade.

Relaxando os músculos faciais, o botox vem sendo usado para tratar linhas de expressão. É importante lembrar que essa toxina não deve ser utilizada em doenças neuromusculares.

Durante o tratamento das linhas de expressão, é imperioso não eliminar a capacidade de contração do músculo frontal, a fim de que a força de expressão facial não seja perdida. O desafio de quem aplica botox nessa área é conseguir suavizar as linhas de expressão, sem eliminá-las. Um dos efeitos adversos da toxina nessa área é a queda da pálpebra.

O objetivo do tratamento dos “pés de galinha” é enfraquecer pequenas porções específicas do músculo que se localiza ao redor dos olhos, sem que esse chegue à paralisia.

Vaidosos, sempre esquecemos que a beleza obedece ao tempo.

Quem colhe uma flor verá sua beleza murchando. Quem admira uma flor em um campo, permanecerá com sua beleza na memória.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: