Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olhares Cotidianos

Olhares Cotidianos

Colunista

Autocuidado começa em coisas simples

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (18)

Sátina Pimenta | 18/01/2024, 10:26 10:26 h | Atualizado em 18/01/2024, 10:26

Eu era daquelas pessoas que colocava um brinco na orelha e ficava com ele até estragar! Decidi então fazer uma mudança na minha rotina: todos os dias eu trocaria de brincos. Parece bobo, mas a consequência foi a sequência de pequenos atos de autocuidado. Aquela roupa merece aquele brinco, que merece aquela make, que merece aquele sapato, que “já que eu tô linda” mereço um lugar especial, uma comida especial e lógico uma companhia especial! 

Percebi que o brinco fez com que minha autoestima se elevasse e, inclusive, me fez observar o quanto eu mereço de mim e dos outros. É o movimento de autocuidado!

Muitas pessoas acham que para ter autocuidado precisam de procedimentos estéticos caríssimos, roupas de alto valor ou itens de reconhecimento social! Mas e se eu não tiver dinheiro?

Autocuidado não tem a ver com dinheiro, mas como nos enxergamos! Se você ama alguém, você cuida! E por que com você é diferente? É porque está faltando este olhar de amor para si.

Kristin Neff, professora de Psicologia da Universidade do Texas (EUA), fala sobre a autocompaixão no autocuidado para saúde mental.

A autocompaixão então seria baseada em três componentes: humanidade compartilhada, atenção plena (mindfulness) e bondade para consigo mesmo! A terceira diz que precisamos nos tratar com a mesma gentileza e compreensão que trataríamos outras pessoas.

Pare para pensar! Quando você está consolando um amigo verdadeiro, você não abandona as críticas excessivas e as substitui por uma abordagem mais compassiva em relação às suas falhas, dificuldades e imperfeições?! Por que você não se trata da mesma maneira?

Então olhe-se no espelho e diga “Oi, novo melhor amigo”! Ao cultivarmos esses aspectos, podemos melhorar nossa resiliência emocional, reduzir a autocrítica e promover um melhor bem-estar psicológico. Todavia, isso não significa ignorar nossas responsabilidades ou deixar de buscar o nosso crescimento pessoal, mas sim enfrentar desafios com uma atitude de apoio e compreensão, em vez de julgamento severo.

Vamos a algumas dicas para iniciar o processo! Retire um tempo para pensar em você! Seria ótimo fazer uma meditação! Se não der: tome um banho mais demorado; ou na volta do trabalho pare seu carro em um lugar seguro e relaxe; ou desça do ônibus em um lugar mais calmo e somente caminhe e respire! Beba água! Carregue uma garrafinha que você super se identifica e deixe-a a postos! Dedique tempo para uma atividade física, mesmo que seja breve. Tem muito lugar bacana para isto. E se der somente aos finais de semana, está tudo bem! Agradeça! Ao se deitar, obrigue-se a escolher algo para agradecer!

A gente para de ver as coisas boas que estão ao redor quando paramos de nos amar! Lembre-se delas! Leia algo que lhe dê prazer. Não importa o que! Desconecte-se e se reconecte. Alimente-se bem!

A história “você é o que você come” é verdade. O que você deseja ser?! Cuide do seu visual! Não precisa gastar rios de dinheiro nisto! Pessoas na internet ensinam como usar de forma interessante e sustentável o que você já tem! A ideia é estar bem consigo! Eu comecei com um brinco! E lógico… cuide da saúde mental! Afinal, tudo descrito aqui é terapêutico, mas não é terapia! E se a grana esta curta, a dica é se inscrever nos projetos sociais, atendimentos das clínicas escolas das faculdades de Psicologia ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima. 

Agora, reconheça-se como a pessoa mais importante da sua vida e boa jornada!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: