Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olhares Cotidianos

Olhares Cotidianos

Colunista

Discurso que fiz em homenagem às minhas crias!

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (11)

Sátina Pimenta | 11/04/2024, 10:29 10:29 h | Atualizado em 11/04/2024, 10:29

Imagem ilustrativa da imagem Discurso que fiz em homenagem às minhas crias!
Sátina Pimenta é psicóloga clínica, advogada e professora universitária |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

Primeiramente, boa noite a todas as pessoas que aqui se encontram! Se vocês estão aqui hoje é por que, assim como eu, de alguma forma o coração está quentinho, porque estão comemorando uma conquista sua ou de alguém que amam! Então, vibrem, todos vocês merecem!

Quero dizer que é uma honra ser escolhida por esta turma para poder falar o que está no meu coração neste momento. Quando há 22 anos eu resolvi fazer Psicologia, eu resolvi fazê-lo pois um dos meus grandes amigos estava envolvido com drogas e eu queria salvá-lo.

Hoje, quando eu entro em sala de aula para acolher os novatos do curso de Psicologia, eu tenho sempre o mesmo discurso: “Escolher a psicologia é escolher o outro!”.

Quem faz Psicologia é uma pessoa que vê o mundo com um olhar diferente, com um olhar de empatia, com um olhar de acolhimento e amor!

Inclusive, durante a formação dos nossos alunos eu falo que quem não é assim está no curso errado e está jogando dinheiro fora ali.

A caminhada para ser um psicólogo é árdua! São cinco anos de dedicação e de trocas.

E estão enganados aqueles que acham que fazer o curso de Psicologia baseia-se em ler livros com teorias diferenciadas elaboradas por pensadores que às vezes nem conseguimos pronunciar os nomes.

Aprender a aplicá-las, fazer provas, apresentar trabalhos também não resumem este curso. O curso de Psicologia lhe solicita viver aquilo o que se aprende.

É necessário produzir ações, atuar nos campos, pagar mico no meio da rua para o trabalho de Psicologia Social, lutar a favor da vida fazendo caminhada de conscientização, é saber que os outros cursos olham para nós na rampa e falam “oh lá os doidos” e achar graça porque somos loucos mesmo (pela vida), é se reinventar em meio a uma pandemia para não desistir do sonho, é ter a sensibilidade de olhar para uma professora que estava cansada de usar a máscara (ou a persona) de fortaleza e se tornarem continente para salvá-la.

Psicologia é essência! Ela pulsa dentro de nós! Ela é tão forte que nos faz buscar entender e acolher o que a sociedade rejeita em sua realidade objetiva.

Porque sabemos que a vida não é um mundo de Alice e que cada um possui a sua dor, a sua angústia e a sua realidade.

Vocês caminharão um caminho árduo, mas de grande felicidade, Vocês experimentaram isto nos estágios que fizeram. Não tem aquele sorriso do pós-atendimento?

É aquele! É ele que eu desejo a vocês a cada atendimento que fizerem - porque o dinheiro é bom (ohhhh, se é. #prontofaleitoleve) - mas é ele, o sorriso, quem vai fazer você amar cada dia do seu trabalho!

Eu não tenho nenhuma dúvida que vocês serão incríveis nesta nova etapa da caminhada psi! Vocês são merecedores disso porque possuem uma garra que poucas vezes eu encontrei nestes 17 anos de sala de aula!

Estou falando pois eu vi cada um de vocês crescer! Não percam isto! Não esmoreçam! Não permitam que ninguém tire o brilho de vocês! Lutem pelo que acreditam! Lutem pela psicologia!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: