Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Caminhos abertos

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (11)

Painel da Folha de São Paulo | 11/03/2024, 12:25 12:25 h | Atualizado em 11/03/2024, 12:25

Imagem ilustrativa da imagem Caminhos abertos
André Mendonça está abrindo um instituto em sociedade com Victor Godoy |  Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), está abrindo um instituto em sociedade com Victor Godoy, que foi titular da pasta da Educação no final do governo de Jair Bolsonaro (PL). Com o nome de Iter, que significa “caminho” em latim, será focado em cursos, seminários e eventos sobre gestão e governança, para os setores público e privado. Godoy será o CEO do instituto, enquanto Mendonça será acionista e participará de alguns dos cursos como palestrante.

Testando

Na semana passada, o ministro do STF deu uma espécie de curso-piloto sobre gestão, de forma gratuita, para a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo. A ideia é futuramente cobrar para clientes dos setores público e privado.

Tudo ok

Mendonça segue os passos do colega Gilmar Mendes, sócio e fundador do IDP. O entendimento do Supremo é que não há incompatibilidade entre o exercício da função de ministro e a participação em institutos desta natureza.

Sem esquecimento

Entidades e ativistas políticos farão em 1º de abril, em Juiz de Fora (MG), uma Marcha da Democracia em lembrança dos 60 anos do golpe de 1964, em ato no qual está previsto o encontro de participantes com a família do ex-presidente deposto João Goulart e com a de outros personagens da época.

É para lembrar, sim

Caravanas partirão da Cinelândia, no Rio de Janeiro, em direção à cidade mineira, em uma marcha inversa à realizada pelo general Olímpio Mourão Filho na noite de 31 de março de 1964, quando o militar enviou tropas à capital fluminense.

Resistência

Dirigentes e filiados ao PSDB da cidade de São Paulo planejam criar um movimento de “tucanos pró-Ricardo Nunes (MDB)”, com um ato previsto a princípio para 19 de março. O grupo inclui pessoas que eram próximas ao ex-prefeito Bruno Covas, morto em 2021, e hoje atuam na prefeitura. O objetivo é evitar que o partido lance candidatura própria ou se alie a Tabata Amaral (PSB).

Candidata senadora

O Podemos lançou sábado (09) a senadora Soraya Thronicke (MS) à Presidência do Senado, em eleição que ocorrerá em 2025 e na qual ela deve enfrentar o ex-colega de partido Davi Alcolumbre (União-AP), apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

À luta

No anúncio, feito durante evento do Podemos Mulher, em São Paulo, a presidente do Podemos, Renata Abreu, criticou as forças políticas que dominam a Casa. “Porque a gente não vai abaixar a cabeça para senador nenhum. Porque a gente não vai sofrer pressão de governo nenhum, porque a gente não deve nada a ninguém.”

Não vai ser fácil

O deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) teve a pior votação na Comissão de Educação desde 2013, quando o colegiado foi desmembrado da antiga Comissão de Cultura e Educação. Ele recebeu 22 votos favoráveis e 15 em branco, o que representa o apoio de 59,5% dos integrantes de comissão.

Afinados

Eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, o deputado Danilo Forte (União-CE) se reuniu na última quinta-feira (07) com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, para abrir um canal de interlocução sobre pautas econômicas no colegiado. Ambos falaram, entre outros temas, sobre como avançar no debate da regulamentação da reforma tributária e na pauta de inovação, com prioridade para energia limpa.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: