Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Em cana

Coluna foi publicada no sábado (16)

Painel da Folha de São Paulo | 18/03/2024, 11:04 11:04 h | Atualizado em 18/03/2024, 11:03

Imagem ilustrativa da imagem Em cana
Laércio Vergílio afirmou à Polícia Federal que a prisão do ministro Alexandre de Moraes seria “necessária para volta da normalidade institucional e a harmonia entre os Poderes” |  Foto: © Divulgação/Canva

O militar Laércio Vergílio afirmou à Polícia Federal que a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) seria “necessária para volta da normalidade institucional e a harmonia entre os Poderes”.

Ele disse não sabe dizer como isso se daria, “porque estava na reserva desde 2000”. Vergílio deu depoimento se apresentando como general, mas é na verdade coronel, segundo o Exército.

De acordo com a investigação, ele fazia parte do grupo de oficiais que tentavam instigar núcleos a apoiarem a ruptura democrática.

Deu branco

Presidente do Instituto Voto Legal, contratado pelo PL para analisar as urnas eletrônicas, Carlos Rocha diz não lembrar se conversou com o então chefe da Força Aérea Brasileira (FAB), Carlos Almeida Baptista Jr., sobre suposta vulnerabilidade dos equipamentos.

À Polícia Federal, o brigadeiro diz que expôs a Rocha que os apontamentos do instituto sobre o tema eram inconsistentes, em novembro de 2022. “Eu falava com muita gente o tempo todo naquele momento”, disse Rocha ao Painel.

O deputado tucano Beto Richa diz ter conversado com lideranças do PL para se filiar ao partido, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo era disputar a Prefeitura de Curitiba. Ele afirma ter ficado surpreso com a resistência na legenda, mesmo de bolsonaristas, à sua chegada. Richa acabou desistindo da mudança após o PSDB negar carta de anuência.

Plano de carreira

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), descarta concorrer a uma vaga tampão para o Senado, caso o mandato de Sergio Moro (União Brasil) seja cassado. “Não gosto de Brasília”, diz. Sobre 2026, contudo, o prefeito reconhece disposição em participar do pleito ao governo do Paraná.

“Talvez um cargo no Executivo eu pleiteie, mas precisa combinar com os russos, né?”.

Eco

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, lança na próxima quarta-feira (20) o STF+Sustentável, programa que reúne diversas ações ambientais. Uma delas é suspender a compra mensal de 14 mil garrafas PET e substituição por filtros de alta vazão para que cada servidor use seu próprio recipiente.

Reversão

A Controladoria-Geral da União (CGU) anulou a demissão da professora trans Êmy Costa pelo Instituto Federal do Ceará, ocorrida em janeiro. Ela também deverá receber remuneração retroativa e corrigida do período em que ficou desligada.

A instituição a havia exonerado por falta de assiduidade, argumento que não foi aceito pelo órgão federal. A docente disse ser vítima de transfobia.

Padrinho

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) foi designado relator de projeto de lei que autoriza entes federados como União, estados e municípios a receber de maneira antecipada créditos com empresas.

A estimativa é que R$ 100 bilhões possam entrar nos cofres públicos. A escolha do parlamentar para a função foi articulada com ajuda do governador Tarcísio de Freitas, que deve apoiá-lo para prefeito de São Bernardo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: