Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Fala mansa

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (27)

Painel da Folha de São Paulo | 27/03/2024, 11:06 11:06 h | Atualizado em 27/03/2024, 11:06


Imagem ilustrativa da imagem Fala mansa
Governo de Nicolás Maduro reagiu à nota divulgada pelo Itamaraty sobre as eleições na Venezuela |  Foto: AP

Apesar da dura reação da Venezuela ao Brasil pelas críticas a seu processo eleitoral, o Palácio do Planalto deve manter a atitude cautelosa com relação ao país. A orientação é não comprometer os canais diplomáticos que foram abertos com a ditadura de Nicolás Maduro. Um rompimento neste momento apenas pioraria o quadro interno no vizinho, porque o Brasil perderia a capacidade de influenciar a realidade local para tentar mediar um acordo com a oposição.

Faz parte

Em relação à nota da chancelaria venezuelana, a avaliação no governo é que foi parte de estratégia do país vizinho para dar uma resposta diplomática sem cortar laços políticos com o presidente Lula (PT) e seu assessor especial Celso Amorim, que é quem na prática lida no dia a dia com Maduro. Por isso, a crítica se concentrou no Itamaraty.

Goulash

A Frente Brasil-Hungria da Câmara divulgou nota de repúdio contra o governo por ter convocado o embaixador Miklós Halmai após ele ter abrigado Jair Bolsonaro (PL) na missão diplomática. A atitude pode afetar negativamente as relações bilaterais, diz o presidente do grupo, Alfredo Gaspar (União-AL).

Me ajuda…

Em reunião com governadores do Sul e Sudeste, o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) disse que as audiências de custódia, que são objeto de crítica dos gestores estaduais, representam um avanço da legislação. Ele concordou, no entanto, que elas podem ser aprimoradas.

…a te ajudar

O ministro, que implementou o mecanismo quando estava no Supremo, defendeu na conversa com os governadores melhorar a integração entre a polícia e os juízes, para que os magistrados tenham mais informações sobre os casos na hora de tomar a decisão de liberar ou não acusados.

Foco

O governo de São Paulo lançará até maio edital para contratar 3.125 câmeras corporais para a PM. Elas substituirão equipamentos atualmente em uso, cujo contrato se encerrará. Segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), os aparelhos terão tecnologia mais moderna, que permite a leitura de placas para a verificação de veículos roubados, entre outras funcionalidades. O governador tem sido um crítico das câmeras, mas diz que os contratos em vigor serão mantidos.

Amado mestre

A segunda turma do MBA do ex-ministro da Economia Paulo Guedes terá aulas dadas por ex-integrantes do governo Bolsonaro como Adolfo Sachsida, que ocupou a pasta de Minas e Energia, e Gustavo Montezano, ex-BNDES. O curso faz parte de uma parceria com o influenciador financeiro Thiago Nigro, o Primo Rico.

Uma coisa é uma coisa

Um dos vice-presidentes da Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) vê inconsistências na delação do ex-policial Ronnie Lessa que levou à prisão de três suspeitos de mandar assassinar a vereadora Marielle Franco (Psol). “Para mim, tem vários erros jurídicos, mas o meu voto é político. Voto pela manutenção de prisão”, afirma.

E nós?

Dirigente do MST, João Paulo Rodrigues diz que é importante que Lula convide movimentos sociais para encontros, assim como fez com segmentos do agronegócio recentemente. Na quinta (21), o presidente se reuniu com membros do setor de fruticultura. “Que essa prática também possa empolgar ele a se reunir com organizações do movimento popular”, diz.

Cover

O Pacto pela Democracia, que reúne 200 organizações, vai assumir a campanha que seria feita pelo Ministério dos Direitos Humanos para marcar os 60 anos do golpe. A iniciativa foi cancelada por ordem de Lula. Serão realizadas ações com o slogan “Sem memória não há futuro”, que seria utilizado pelo ministério.

Coxia

Do deputado federal Rui Falcão (PT-SP), sobre a homenagem feita a Michelle Bolsonaro no Theatro Municipal. “Ricardo Nunes aderiu, de corpo e alma, a Bolsonaro e sua turma. A tal ponto que não hesita em ignorar as leis e desrespeitar a Justiça. Mesmo escondido, fez plateia para a ex-primeira-dama numa homenagem proibida pela Justiça”, diz.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: