Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Feriado prolongado

Coluna foi publicada no sábado (23)

Painel da Folha de São Paulo | 25/03/2024, 11:28 11:28 h | Atualizado em 25/03/2024, 11:27

Imagem ilustrativa da imagem Feriado prolongado
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, sinalizou a líderes partidários que só deve liberar os deputados a não virem a Brasília na primeira semana de abril caso sejam votados dois projetos que considera prioritários |  Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a líderes partidários que só deve liberar os deputados a não virem a Brasília na primeira semana de abril caso sejam votados dois projetos que considera prioritários: mudanças na Lei de Falências e as regras para lidar com os chamados “devedores contumazes” (que buscam alternativas para não pagar impostos).

Os parlamentares querem dispensa para ficar em suas bases na reta final do prazo de filiação de prefeitos e vereadores para a eleição.

Livro de ponto

Lira diz que só aceita conceder a folga se os projetos forem votados até quarta (27). O da Lei de Falências começou a ser debatido na quinta (21), mas a discussão foi adiada por causa do encerramento da sessão. Já a proposta referente aos devedores contumazes, prioritária para a Fazenda, enfrenta mais resistência na Casa.

Sangue latino

O ministro Dias Toffoli (STF) estendeu para uma ação contra o ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli os efeitos da decisão na qual anulou as provas do acordo de leniência da Odebrecht. Martinelli presidiu o Panamá de 2009 a 2014. Em 2022, ele foi acusado de lavagem de dinheiro em um processo sobre a atuação da empreiteira no país.

Foro

Desembargadores do TRF-4 decidiram nesta quinta (21), por unanimidade, que a petição na qual a defesa de Alberto Youssef cobra acesso a áudios captados em sua cela em 2014 deve tramitar na 13ª Vara de Curitiba, a que concentrou os processos da Lava Jato. O objetivo é verificar se a delação premiada do doleiro, a primeira da operação, foi feita de maneira espontânea.

Minha aldeia

O ministro do Turismo, o paraense Celso Sabino, pediu uma agenda com o novo secretário extraordinário para a COP 30, Valter Correia, para defender que a conferência, marcada para 2025, seja mantida totalmente em Belém (PA). Como mostrou a Folha, o governo estuda transferir algumas reuniões para São Paulo ou Rio de Janeiro, em razão da falta de estrutura hoteleira da cidade.

SPC

O ex-policial penal bolsonarista Jorge Guaranho, preso por matar o guarda municipal e militante petista Marcelo Arruda em 2022, em Foz do Iguaçu (PR), perdeu seu advogado de defesa a duas semanas do início de seu julgamento. O motivo foi falta de pagamento. Na última terça (19), ele foi demitido pelo Ministério da Justiça de seu emprego na penitenciária federal de Catanduvas (PR), após um processo disciplinar.

Chega mais

Cotada para vice na chapa do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), à reeleição, a secretária estadual da Mulher, Sonaira Fernandes, vai se filiar ao PL na segunda (25). O evento terá a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Eleita vereadora pelo Republicanos, ela sai no momento em que o partido se aproxima do governo Lula.

Mosquito

Membro da coordenação nacional do MBL, Renato Battista acionou o Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, por causa da epidemia de dengue.

“Quero saber se um governo que atrasa a compra de vacinas e, por sua incompetência e negacionismo, gera a maior epidemia de dengue do século, é genocida”, diz.

Pombo-correio

O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) recebeu do chanceler de Israel, Israel Katz, uma carta que foi enviada para comunidades judaicas do mundo denunciando o aumento do antissemitismo após os ataques do Hamas. Eles se encontraram em Jerusalém na quinta (21). Katz foi o responsável por dizer que Lula é persona no grata em seu país.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: