Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

No Plenário

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (25)

Painel da Folha de São Paulo | 25/03/2024, 12:29 12:29 h | Atualizado em 25/03/2024, 12:28


Imagem ilustrativa da imagem No Plenário
Marielle Franco será homenageada em sessão solene nesta terça |  Foto: Guilherme Cunha/Alerj

Uma sessão solene em homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes que já estava prevista para ocorrer na terça (26) na Câmara dos Deputados ganhou nova dimensão diante das prisões dos suspeitos de mandar assassinar a vereadora, segundo parlamentares. Além de congressistas e membros da sociedade civil, também deverão participar ministros do governo Lula (PT). A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial), irmã de Marielle, a princípio, deve comparecer.

Calendário

O evento foi pedido pela deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) e já estava agendado para ocorrer na terça. “Fizemos sessões solenes na Câmara todos os anos para lembrar o legado de Marielle, mas também para pedir justiça. Agora, ela vai se dar num momento em que finalmente os mandantes estão sendo responsabilizados”, diz. “Vamos celebrar o legado de Marielle, mas também anunciar que está em curso o fechamento dessa fratura da democracia brasileira”, continua Talíria.

Olhos

O deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) diz que a sessão ganha um caráter de ato em homenagem aos dois e “em defesa da democracia”. Líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE) afirma que o evento ganha nova dimensão com as prisões do domingo e que “os olhos estarão voltados à Câmara”.

Mãos dadas

Os ministérios das Mulheres e do Esporte realizam até o final do mês uma ação de enfrentamento à violência contra mulheres nos estádios e arenas de futsal, futebol e futebol de areia, que faz parte da iniciativa conjunta “Brasil sem Misoginia”. O objetivo é que torcida e times não se omitam diante de assédio ou violência contra mulheres durante os jogos.

Pauta

O Centro de Liderança Pública quer que o Congresso discuta uma proposta ampla de modernização do Estado, em meio ao movimento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de dar andamento à reforma administrativa. O CLP defende dois pilares: corte de privilégios e melhoria na gestão do gasto público.

Dia a dia

O presidente Lula (PT) citou as trocas que teve que fazer na Esplanada dos Ministérios em 2023 em reunião ministerial realizada na semana passada. Segundo relatos, o chefe do Executivo voltou a dizer que as mudanças realizadas foram difíceis, mas que as vê como algo natural na política – e que todos devem ter essa percepção.

Futuro

Nesse momento, ele teria feito uma piada, afirmando que em 2026, quando ministros pedirem para deixar os cargos para concorrer às eleições, ele também terá que encarar isso com naturalidade.

ZAP 1

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu para que aliados divulgassem notícia de que móveis supostamente levados do Palácio do Alvorada pelo casal Bolsonaro foram encontrados pela Presidência.

ZAP 2

“Peço divulgar. Há mais de um ano fomos acusados por Lula/Janja do furto de móveis do Alvorada”, escreveu ele em mensagem enviada em lista de transmissão do WhatsApp.

Relógio

O evento de filiação do ex-deputado Benito Gama (BA) ao Cidadania, na quarta (20), foi cancelado na última hora, gerando constrangimento para as principais lideranças da sigla presentes ao ato.

BIS

Gama levou à cerimônia o vereador de Salvador Alexandre Aleluia (PL), que anunciou ali que também iria se filiar, surpreendendo o comando do partido que acabou vetando sua entrada na sigla. O argumento foi de que ela não havia sido informada antes. Gama minimiza o episódio e diz que ainda poderá se filiar.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: