Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Sem crise

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (15)

Painel da Folha de São Paulo | 15/03/2024, 11:08 11:08 h | Atualizado em 15/03/2024, 11:07

Imagem ilustrativa da imagem Sem crise
Governo Lula discute não vetar o projeto que acaba com as "saidinhas" de presos |  Foto: Reprodução/@canalGOV

O governo Lula discute não vetar o projeto que acaba com a chamada “saidinha” de presos, prestes a ser aprovado pelo Congresso, e ao mesmo tempo avalia criar um mecanismo para medir seu impacto no sistema prisional.

No Planalto, uma proposta mencionada foi estabelecer uma espécie de observatório unindo governo federal, estados, Judiciário e Ministério Público para analisar a repercussão da medida nas cadeias. Um receio é que haja motins com o fim do benefício.

Precificado

O governo sabe que sofrerá desgaste inevitável na esquerda e em entidades de direitos humanos ao sancionar o projeto, mas entende que um veto seria derrubado em plenário. A decisão final, no entanto, ainda não foi tomada por Lula.

Calejado

Escolhido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para integrar o Conselho da Petrobras com a missão de apaziguar as relações entre a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia, Rafael Dubeux tem experiência em trabalhar sob tensão.

Histórico

Membros do PT lembram que ele foi assessor e subchefe-adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil entre 2012 e 2016, no governo Dilma Rousseff (PT). A ex-presidente era famosa por tornar a vida de subordinados um “inferno”, especialmente em áreas sensíveis como a jurídica.

Gesto

Em aceno ao público evangélico após a crise gerada por declarações do presidente Lula (PT) contra Israel, o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e o secretário especial de assuntos federativos da Presidência, André Ceciliano, participam de encontro com pastores nesta sexta-feira (15) em Belford Roxo (RJ). A expectativa é reunir mil religiosos.

Frequência

A Agência Brasileira de Inteligência lança nesta sexta-feira (15) o podcast ABINcast, cujo tema de estreia será o enfrentamento ao extremismo violento e no qual especialistas responderão a perguntas sobre o papel do órgão no combate ao problema. O episódio abordará ainda ataques em escolas.

Retrocesso

Centrais sindicais criticaram na quinta-feira (14) a decisão das confederações da Indústria (CNI) e de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de entrarem com ações no STF contra a Lei de Igualdade Salarial. Elas afirmam que as entidades patronais querem manter a diferença salarial entre homens e mulheres.

Ação

O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) participa na próxima terça (19) em Breves, no Arquipélago do Marajó, do lançamento de escola que formará conselheiros tutelares para combater violações de direitos na região.

Nananinanão

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o presidente da federação PSDB-Cidadania, Bruno Araújo, decidiram na quarta-feira (13) que não vão dar carta de anuência para mais nenhum deputado que queira deixar o partido. A medida foi motivada pelo anúncio de que Beto Richa (PR) queria ir para o PL para disputar a Prefeitura de Curitiba. A única exceção foi o caso de Carlos Sampaio (SP), que foi para o PSD. Após o anúncio da decisão, Richa desistiu da mudança.

Nem vem

Pré-candidatos do PL à prefeitura de Curitiba, o deputado estadual Ricardo Arruda e o ex-deputado federal Paulo Martins, disseram que foram pegos de surpresa com a possibilidade de filiação de Richa (PSDB) ao partido.

Não cola

“O cara nunca foi de direita, nunca defendeu nenhuma pauta nossa. Tem vídeo dele falando mal do Bolsonaro na pandemia, é aliado do Alckmin”, critica Arruda. Martins também afirma que Richa “tem a história dele mas não é identificado com o eleitorado da direita”.

Facinho

Lideranças do PL em Balneário Camboriú (SC) aguardam a filiação de Jair Renan, filho 04 de Jair Bolsonaro. Ele já sinalizou que pretende disputar um dos 19 assentos da Câmara de Vereadores, mas ainda não anunciou por qual partido concorreria.

Sem erro

A Justiça Eleitoral de São Paulo negou pedido do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para que Guilherme Boulos (Psol) retire de suas redes sociais posts em que diz liderar a corrida municipal na pesquisa Datafolha divulgada na última segunda (11). O argumento de Nunes foi de que o deputado causava desinformação ao ignorar que há empate técnico. O juiz Antonio Zorz entendeu que não havia informação inverídica divulgada.

Benefício

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na última quarta-feira (13) projeto de lei que defende a ampliação do passe escolar para alunos que estejam matriculados em escolas do ensino técnico e profissionalizante de instituições públicas ou particulares desde que comprovem baixa renda.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: