Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

PT terá conhecido no Norte

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (21)

Eduardo Maia | 21/03/2024, 10:37 10:37 h | Atualizado em 01/04/2024, 18:57

Imagem ilustrativa da imagem PT terá conhecido no Norte
Ideia do PT é que José Carlos Elias dispute o Executivo em Linhares |  Foto: Divulgação / AL-ES

A determinação do presidente Lula (PT) é de que o PT tenha candidatura majoritária nas cidades com mais de 100 mil habitantes. Em Linhares, o partido filiou o ex-prefeito e ex-deputado federal, José Carlos Elias. A ideia, segundo a presidente Tereza Brandão, é de que Elias dispute o Executivo.

Chama atenção, porém, que Zé Elias passou anos no PTB, partido de direita. Por isso, nos bastidores, a candidatura dele representando a esquerda é vista com desconfiança. Apesar disso, Tereza garantiu que a aceitação dele entre a militância é boa, já que foi prefeito por dois mandatos “bem avaliados”.

Historicamente, Linhares é uma cidade mais à direita. Em 2022, Bolsonaro ganhou mais de 60% dos votos. Por conta disso, interlocutores apontam que o deputado Lucas Scaramussa (Podemos) e o atual prefeito Bruno Marianelli (Republicanos), que representam a direita, “largam” em vantagem.

Premissa para chapa

A tentativa de o MDB se reerguer no Estado tem passado por figuras históricas da política capixaba. O ex-conselheiro Sérgio Borges, agora presidente do MDB em Vitória, teria uma premissa para a chapa de vereadores: os candidatos não podem ter mandato. A ideia do partido é que a chapa seja equilibrada, que todos “comecem” da mesma posição.

Lula ratificou decisão

O presidente Lula (PT) acatou a escolha da Ufes pelo nome do professor Eustáquio de Castro. Lula assinou a nomeação e agora Eustáquio é reitor da universidade até 2028. A expectativa era grande, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anteriormente, não havia acatado a decisão da Ufes, quando Ethel Maciel foi preterida pelo ex-presidente.

Prestígio na Fazenda

Durante encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o governador Casagrande (PSB) fez questão de tirar foto junto a obra do pintor cachoeirense Levino Fânzeres, que fica no ministério. Pessoas próximas ao governador garantiram: “É um dos quadros preferidos do Haddad”.

Eleição nesta sexta 

A definição pelos nomes que vão compor a lista tríplice para a escolha do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público acontece nesta sexta-feira (22). São seis nomes na disputado, entre promotores e procuradores. Quando definida, a lista será encaminhada ao governador Casagrande (PSB) para a definição. Anteriormente, ele já disse que não é obrigado a escolher o mais votado, porém, nas vezes em que precisou definir, optou de fato pelo mais votado.

Tribunais juntos em nome das mulheres

Um aplicativo de celular dedicado à proteção das mulheres será disponibilizado em breve pela Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). O projeto acontece por meio de uma parceria entre o TJ-ES e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). O secretário de Tecnologia do TRE-ES, Danilo Marchiori, explicou que o app vai permitir o fornecimento de diversas informações para as mulheres e comunicação direta com a Ouvidoria da Mulher.


Galeria

Candidato no interior

O ex-secretário de Esportes e Lazer de Santa Maria de Jetibá, Hans Dettmann, é o pré-candidato do Republicanos para disputar a cadeira de prefeito da cidade nas eleições de outubro. Hans também assumiu o diretório no município.

Perda gestacional

Com o objetivo de viver o luto e dar apoio à mãe, o pai servidor poderá ter abonados 30 dias de sua frequência, em caso de aborto espontâneo comprovado por atestado médico oficial, ou nos casos permitidos na forma da lei, ou ainda, nos casos autorizados judicialmente. A proposta é do vereador de Vitória, Davi Esmael (PSD).

Expulso de partido

O vereador da Serra, Adriano Vasconcelos, conhecido como Adriano Galinhão, que até então era filiado ao PSB, foi expulso da sigla. A decisão veio da juíza eleitoral Maria Ignez de Andrade Bermudes. A expulsão veio por meio de um processo que começou no próprio PSB, no Conselho de Ética do partido

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: