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Economia

Em crise, agências virtuais não honram contratos e turistas ficam sem viajar

Consumidores não estão recebendo os pacotes e nem mesmo sendo reembolsados


Imagem ilustrativa da imagem Em crise, agências virtuais não honram contratos e turistas ficam sem viajar
Frustração: clientes não têm recebido pacotes de viagens contratados |  Foto: © Divulgação/Canva

Com a crise nas agências virtuais Hurb (antigo Hotel Urbano) e 123Milhas, que venderam pacotes promocionais de viagem e não cumpriram contratos, há clientes que estão há três anos sem viajar.

A advogada Priscila Gomes Santana de Araújo está com cerca de 200 processos contra a Hurb, representando clientes, inclusive, do Espírito Santo. Ela contou que há casos de turistas que não conseguem viajar desde 2021.

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Uma de suas clientes, que mora no Estado, comprou uma pacote de viagem para Roma e Paris, em 2022, mas até hoje não conseguiu fazer a viagem.

“Era uma surpresa para o meu marido. Até então, eu estava no hospital fazendo um tratamento de saúde quando fiz a compra do pacote, exatamente para honrar nossa união e a passagem desse período delicado em nossas vidas”, contou a consumidora Verônica Fernandes, de 39 anos.

Ela entrou com ação na Justiça, representada pela advogada, e ganhou a causa. A Justiça determinou que a empresa agende a viagem até junho deste ano e pague uma indenização a consumidora de R$ 3 mil pelos danos morais.

“Ainda não foi feito o agendamento da viagem e nem o pagamento”, disse a advogada. Procurada, a companhia diz reconhecer os problemas enfrentados nos últimos meses, mas ressalta que segue trabalhando em força-tarefa para normalizar as operações.

Outro caso é o de um escritor, de 26 anos que preferiu não se identificar. Em 2021, ele comprou dois pacotes flexíveis de viagens para San Andrés e Cartagena, no Caribe Colombiano, mas a Hurb não honrou o compromisso.

A viagem seria em 2023. A empresa pediu para remarcar as datas duas vezes, mas não teve disponibilidade. Depois disso, ele optou pelo reembolso, que era para ter sido pago no fim de 2023, mas não recebeu o dinheiro de volta, o que o levou a entrar com uma ação.

Imagem ilustrativa da imagem Em crise, agências virtuais não honram contratos e turistas ficam sem viajar
Mensagem enviada pela Hurb a escritor que ficou sem a sonhada viagem |  Foto: Divulgação

No caso da 123Milhas, a operadora também é acusada de suposta irregularidade, de acordo com o UOL, segundo o qual ela recebia o valor da reserva pago pelo cliente e não pagava ao hotel. Também não reembolsava o cliente, em caso de cancelamento. Ao site, a empresa disse que as reservas de antes de agosto de 2023 não pagas serão incluídas na recuperação judicial.

Hotéis têm prejuízo de R$ 1 milhão

Com a venda dos pacotes e o descumprimento do contrato, a crise da Hurb e do 123Milhas chegou aos hoteis, que passaram a não receber pelas reservas realizadas.

No Espírito Santo os prejuízos já ultrapassaram R$ 1 milhão, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Fernado Otávio Campos.

“Além do dinheiro da reserva não recebida , que já são operações de menor valor por diária, temos os custos gerados pelo cliente, custos extras por mudança de quartos, a frustração de receitas pois muitas vezes estas reservas são de períodos de alta temporada”.

Há custos jurídicos, em alguns casos e prejuízos em relação a imagem do Hotel que não é responsável pelo problema, mas lida diretamente com o cliente. Ele esclareceu que esses problemas afetam em média 5% do faturamento do setor , porém em alguns hotéis isto pode chegar à 15% de suas receitas.

“Tivemos hotéis em Guarapari que em pleno Réveillon tiveram que receber clientes com valores há 20% do pacote do período”, exemplificou. No caso da 123Milhas, a Justiça de Minas Gerais determinou que os hotéis não cancelem a diária dos clientes que fizeram reserva antes do pedido de Recuperação Judicial, sob pena de multa de R$ 5 mil.

Ministro promete viagens de avião mais baratas

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho anunciou que o programa Voa Brasil, que garantirá passagens aéreas por até R$ 200, começará a operar ainda durante este mês.

A iniciativa foi anunciada em março de 2023 pelo ex-ministro da pasta, Márcio França, atual titular do Ministério do Empreendedorismo. O lançamento estava previsto para janeiro de 2024, o que não aconteceu.

Silvio Costa anunciou o início do programa em evento de lançamento do programa, Asas para Todos, uma iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que incentiva a diversidade, inclusão e a capacitação no setor aéreo.

O programa vai oferecer 5 milhões de passagens a R$ 200 para um público-alvo já definido: aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos e estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Segundo o ministro, a previsão é que cerca de 2,5 milhões sejam beneficiados no primeiro momento. Quem voou nos últimos 12 meses, no entanto, não poderá ter acesso ao programa, de acordo com Silvio Costa Filho.


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Entenda

Brasileiros tiveram seus planos de viagens frustrados após crise no setor de agências virtuais de viagem. Aniversário de 15 anos, lua de mel, férias, passeios em família estão entres os planos interrompidos.

Hurb

A empresa vendeu pacotes flexíveis, sem data fixa preestabelecida para realização das viagens, a preços abaixo do mercado, e não honrou os contratos com os clientes. Procurada, a companhia disse que reitera o seu comprometimento com a realização das viagens adquiridas, bem como com a devolução de valores solicitados por clientes que optaram pelo cancelamento do serviço e se colocou a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Segundo a empresa, os viajantes que tiverem qualquer questão sobre sua viagem devem entrar em contato com a empresa por um dos seus canais oficiais de Atendimento ao Cliente

123 Milhas

A 123 Milhas também vendeu pacotes flexíveis a preços abaixo do mercado e não honrou os contratos. A empresa teve o pedido de recuperação judicial aceito pela Justiça há sete meses, mas o processo não anda, segundo o UOL. A Justiça de Minas Gerais determinou que os hotéis não cancelem a diária dos clientes que fizeram reserva antes do pedido de Recuperação Judicial, sob pena de multa de R$ 5 mil. Procurada, a empresa não respondeu.

Preço

De acordo com analistas, as agências foram pegas de surpresa com a subida dos preços das passagens, principalmente após a pandemia.

Consumidores que adquiriram os pacotes estão buscando a justiça para tentar efetivar a viagem ou receber o dinheiro de volta.

Hotéis

A situação nas agências afetou diretamente os hotéis que passaram a não receber pelas reservas realizadas. No Espírito Santo, calcula-se que os prejuízos ultrapassem R$ 1 milhão.

Além dos valores em dinheiro, também há outras consequências para os hotéis, como o desgaste da imagem, já que são eles que lidam diretamente com os clientes.

Voa Brasil

Para os idosos que desejam viajar, o sonho deve ser facilitado pelo programa do governo voltado para oferecer 5 milhões de passagens a R$ 200. Elas serão voltadas para aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos e estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Um total de 2,5 milhões de consumidores deverão ser beneficiados no primeiro momento. Fica de fora quem voou nos últimos 12 meses. Mais detalhes sobre o programa ainda serão divulgados pelo governo.

Fonte: O Globo, Hurb, 123Milhas e fontes citadas na reportagem.

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