X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Petroleira vai explorar campo com 7,4 milhões de barris no Norte do ES

Empresa Capixaba Energia, que tem como acionistas a Imetame e a EnP, vai operar no campo no Norte do Estado, em Jaguaré


Uma boa notícia para o Norte do Estado. A empresa Capixaba Energia encaminhou à Agência Nacional de Petróleo (ANP) a primeira declaração de comercialidade de uma zona de exploração de petróleo a partir deste ano.   

Trata-se do campo de Batuíra,  que faz parte do bloco ES-T-441 da Bacia do Espírito Santo, com um volume estimado de produzir 7,4 milhões de barris de óleo.

Esse novo campo  – depois do sinal verde pela  ANP –  refere-se ao bloco expiratório ES-T-441 em Jaguaré, que deu origem ao campo de Batuíra.

A Capixaba Energia, que tem como acionistas a Imetame e a EnP Energy Platform, é uma empresa de exploração e produção de petróleo fundada em 2020 após a aquisição do polo terrestre de Lagoa Parda, em Linhares, proveniente  de um desinvestimento da Petrobras.  

Márcio Félix, CEO da EnP Energy, falou sobre o  investimento. “Ele representa o que poderemos esperar em termos de investimentos e produção, mostrando que o onshore do Espírito Santo ainda tem tesouros para serem descobertos, por quem acredita na exploração de novos campos, como a Capixaba Energia”.

Sobre previsão de empregos, Márcio Félix disse que ainda é  muito cedo. “Estamos agora detalhando o Plano de Desenvolvimento a ser apresentado a ANP daqui a alguns meses. Lá teremos os investimentos e cronograma de atividades, de onde poderemos estimar o número de empregos”.

Já Lucas Lima, head institucional da EnP Energy, ressalta que o  investimento para o desenvolvimento de Batuíra depende de quantos poços serão perfurados,  além do volume de tancagem, na necessidade de tratamento.

Lucas Lima ainda falou da necessidade de mão de obra qualificada e cita que a empresa conta até com plano de capacitação para os seus colaboradores.

A companhia também avalia a possibilidade de desenvolver o campo ES-T-487. A previsão é de que a  viabilidade comercial seja definida até o fim deste ano. 

Leia mais em:

Especialistas dizem que é hora de investir em imóveis

Restaurante no Centro de Vitória vai reinaugurar nesta sexta-feira

Você sabia?

A Capixaba Energia opera os ativos de Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte e Lagoa Piabanha em Regência (Linhares).

Esse novo campo (depois de aprovado pela ANP) refere-se ao bloco expiratório ES-T-441 em Jaguaré, que deu origem ao campo de Batuíra. 

Além desse bloco, a Capixaba Energia detém os direitos de exploração do bloco ES-T-487, localizado no Pontal do Ipiranga (Linhares), e que está em fase de teste de longa duração.

SAIBA MAIS

Mais de 1 bilhão de litros de óleo

Declaração de comercialidade 

A  Capixaba Energia, que tem como acionistas  a Imetame (50%) e EnP Energy Platform (50%), apresentou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a declaração de comercialidade do campo de Batuíra, no bloco ES-T-441 na Bacia do Espírito Santo.

A área foi arrematada pela empresa durante a 14ª Rodada de Licitação da ANP, realizada em 2017.

O campo de Batuíra, que está localizado no Norte do Estado,   foi descoberto pela perfuração do poço exploratório 1-IMET-28-ES (no prospecto Sintonia)  em abril de 2021 e teve sua declaração de viabilidade comercial enviada à ANP recentemente.

O reservatório ocorre na formação Urucutuca e o volume recuperável total estimado é de 7,4 milhões de barris de óleo com 20° API (escala criada pelo Instituto Americano de Petróleo).

Início da perfuração

O poço 1-IMET-28-ES começou a ser perfurado em abril de 2021.

As empresas  anunciaram em maio de 2021 que encontraram indícios de petróleo após a perfuração do poço.

Fonte: Márcio Félix, CEO da EnP Energy, e  Lucas Lima, head institucional da EnP Energy 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: