X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Seguro-desemprego pode ser bloqueado para pagar dívidas, diz Justiça

Penhora do benefício para pagar dívidas é uma possibilidade e foi o entendimento de um juiz de São Paulo recentemente


Imagem ilustrativa da imagem Seguro-desemprego pode ser bloqueado para pagar dívidas, diz Justiça
Carteira de trabalho: seguro-desemprego visa ao sustento do devedor, mas Justiça vem mudando critérios |  Foto: Divulgação

O seguro-desemprego pode ser bloqueado para o pagamento de dívidas. As circunstâncias vão depender da particularidade de cada caso, segundo especialistas. Em um caso em São Paulo, a 4ª Vara Cível de Taubaté-SP decidiu pela penhora do seguro-desemprego de um devedor.

O juiz de Direito Marcos Alexandre Santos Ambrogio decidiu manter penhora de seguro-desemprego. Na decisão, o magistrado disse que o Estado, “de uma maneira bem brasileira”, protege quem não deve ser protegido e dá de ombros a quem deveria ser.

Leia mais sobre Economia

Para ele, o sistema legal no Brasil se preocupa com a dignidade da pessoa humana do devedor, “algo que virou panaceia jurídica, já que o Estado não pode investir contra quem é mau pagador que tem até 50 salários mínimos”.

O juiz ressaltou que o caso trata de título executivo judicial, sendo que a parte exequente está, há anos, empreendendo esforços para satisfazer o crédito que lhe é devido sem qualquer conduta positiva por parte da devedora para solucionar a questão, sendo que os únicos valores até então auferidos decorrerem dos bloqueios efetivados que não representam 10% do débito.

Esse entendimento é de instância inicial, mas cria precedentes porque abre margem para novos pedidos no mesmo sentido. O artigo 833 do Código de Processo Civil (CPC) fala sobre a impenhorabilidade de salário, porém o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem relativizando, segundo a advogada Julia Nogueira Loureiro.

Hoje, para pensão alimentícia, o salário pode ser bloqueado, mas para as demais dívidas, havia mais dificuldade dos juízes darem essa ordem de bloqueio, disse a advogada.

“No entanto, os precedentes judiciais vem mudando quanto a isso, e foi entendido pelo STJ da possibilidade de penhora, além da dívida alimentar, para o pagamento de qualquer outra dívida não alimentar, quando os valores recebidos pelo executado forem superiores a 50 salários mínimos mensais”.

Porém, como a questão dos 50 salários mínimos destoa muito da realidade brasileira, tem sido entendido que deve ser analisado cada caso em concreto, podendo o juiz autorizar a penhora em valores inferiores, explicou Julia.

O juiz Marcelo Pimentel, titular da 10ª Vara Cível de Vitória, entende que o seguro-desemprego é uma quantia destinada ao sustento do devedor e de sua família, mas que o STJ vem buscando modificar os critérios para esses casos.

A regra visa preservar a dignidade do devedor, o mínimo existencial, mas não afasta decidir pela penhora do seguro-desemprego em casos excepcionais, segundo o advogado Alexandre Dalla Bernardina.


Saiba mais

O que pode acontecer a quem não paga as dívidas?

Caso o pagamento da dívida não seja realizado ou o devedor não forneça garantia, o juiz fará o levantamento de bens em nome do devedor que podem ser colocados em penhora. Os bens serão confiados a um depositário ou administrador até que o juiz analise a questão.

- Penhora de dinheiro: é o bloqueio de valores direto da conta bancária pelo sistema do Banco Central.

- Penhora de bens: o juiz pode mandar recolher diversos bens, de imóveis (desde que não seja sua residência) e automóveis a utensílios domésticos e eletrônicos.

O juiz pode determinar medidas coercitivas com o objetivo de assegurar o cumprimento de ordem judicial, com apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de passaporte.

Se o devedor não tiver bens para o pagamento, o processo vai para o arquivo provisório até que sejam localizados bens do devedor para pagamento da dívida trabalhista.

A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

Qual a saída para quem é credor e quer receber o que tem direito?

Aconselha-se a busca por advogados especializados em cobrança, principalmente quando o devedor não quer pagar. Estes profissionais fornecem orientações específicas, garantindo uma abordagem legal adequada à situação.

Adotar medidas legais é um passo que deve ser considerado, especialmente em casos onde o devedor não quer pagar. Compreender as opções legais e buscar aconselhamento profissional são fundamentais para assegurar uma recuperação eficaz dos valores devidos.

Durante processos judiciais, negociar um acordo pode ser uma solução benéfica e eficiente.

Os acordos judiciais oferecem um caminho mais rápido e econômico para resolver a inadimplência, permitindo que ambas as partes cheguem a um consenso sobre condições de pagamento mais flexíveis, evitando o prolongamento e os custos adicionais do litígio.

Fonte: STF, STJ e pesquisa A Tribuna.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: