X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agenda Cultural

Professor da Ufes lança livro sobre biopoder na era digital nesta quinta

Obra escrita por José Antonio Martinuzzo discute estratégia que governa as redes sociais e seus usuários


Imagem ilustrativa da imagem Professor da Ufes lança livro sobre biopoder na era digital nesta quinta
Professor titular da Ufes, José Antonio Martinuzzo, lança o livro "Ciberbarroco: Biopoder na Digitalidade" |  Foto: Divulgação

O professor titular da Ufes, José Antonio Martinuzzo, que atua no Departamento de Comunicação Social,  lança o livro "Ciberbarroco: Biopoder na Digitalidade" nesta quinta-feira (13). O evento  acontece das 19h às 21h na livraria Leitura do Shopping Vitória e será feito nacionalmente pela  Editora Mauad, do Rio de Janeiro.  Ele é autor/organizador de mais de 50 livros em diversas áreas.

A obra discute a estratégia que governa as redes sociais e seus usuários. Segundo o autor, a tese é que a a humanidade está vivendo uma nova era barroca, justamente na grande novidade tecnológica do século XXI. Para Martinuzzo, a ligação entre os 'ciberterritórios' e o Barroco inventado no século XVI está na guerra pela atenção, a origem num investimento de poder sem limites e a estética pictórica, aquela que privilegia não “as coisas como são”, mas “como elas parecem ser”. 

Leia também

Livro traz reflexões e “psicanálise de boteco”

Em novo livro, Augusto Cury aponta como ter lares felizes

Uma curiosidade que faz relação com esse tema é a capa do livro, que traz a obra  “Narciso”, de Caravaggio, um dos expoentes do Barroco. O personagem, conhecido como o mais belo dos mortais, segundo a mitologia grega, morreu depois de se encantar com o reflexo da própria imagem no espelho d’água onde fora matar a sede num dia de verão. Apaixonado pelo que viu, Narciso se afogou nas profundezas em que mergulhou  e nunca mais foi visto.

"O livro é fruto de quatro anos de pesquisa teórica e estudos práticos nas redes sociais digitais. É um olhar sobre a lógica que governa as redes sociais, ou seja, a estratégia dos proprietários das plataformas para conquistar e negociar nossa atenção, que é o bem de maior valor no capitalismo atual.

Após o lançamento, ele estará à venda em diversos sites de e-commerce, como a Amazon, em livrarias e no site da editora Mauad. O valor do livro será R$ 59,90.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: