X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Bombou na rede

'Rizz': o que significa a gíria eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford?

Termo ganhou ainda mais popularidade após uma entrevista concedida por Tom Holland ao Buzzfeed


Nesta segunda-feira, 4, a Oxford University Press (OUP) anunciou que a palavra do ano é, oficialmente, "rizz", uma gíria usada pela Geração Z. A escolha veio após uma votação popular que envolveu outras oito expressões e 30 mil votantes.

"Rizz" desbancou a palavra "swiftie", nome dado aos fãs da cantora Taylor Swift. A OUP havia escolhido, ao todo, oito expressões para uma votação. Após, quatro palavras enfrentaram a seleção final: "rizz", "swiftie", "prompt" (comandos dados a um programa de inteligência artificial) e "situationship" (relacionamento romântico considerado "não oficial").

A editora comemorou a escolha de "rizz", dizendo ser um reflexo de como as pessoas mais jovens impactam na linguagem utilizada dentro e fora das redes sociais. "Do ativismo ao namoro e à cultura mais ampla, à medida que a Geração Z passa a ter mais impacto na sociedade, as diferenças de perspectivas e de estilo de vida também se manifestam na linguagem", escreveu.

Afinal, o que é 'rizz'?

Acredita-se que "rizz" tenha sido originada por uma redução da palavra "carisma". Conforme as definições da OUP, a expressão faz referência ao "charme" ou à "capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual".

Ainda conforme a editora, "rizz" também pode ser usada como verbo - no caso, "to rizz up" - para definir as ações de "atrair, seduzir ou conversar". Segundo a BBC, a palavra foi popularizada pelo youtuber e streamer Kai Cenat, que utilizava o termo com os amigos.

Imagem ilustrativa da imagem 'Rizz': o que significa a gíria eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford?
Tom Holland foi questionado sobre o "segredo do seu 'rizz'" e respondeu ter "'rizz' limitado" |  Foto: Reprodução/Instagram

O termo ganhou ainda mais popularidade após uma entrevista concedida por Tom Holland ao Buzzfeed. Na ocasião, ele foi questionado sobre o "segredo do seu 'rizz'" e respondeu ter "'rizz' limitado". O ator namora a também atriz Zendaya.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: