X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

SERRA

Mais de 7 mil partos feitos em hospital

Inaugurado há menos de dois anos, o Hospital Materno Infantil conta com serviços de vacina, cirurgias ginecológicas e posto de amamentação


Imagem ilustrativa da imagem Mais de 7 mil partos feitos em hospital

Encanto na chegada da filha

A pequena Aurora, que nesta semana completa dois meses, foi recebida com muito carinho pelos pais, a consultora de vendas Michelle Vasconcelos Silva, de 34 anos, e o servidor público Victor Coan, de 36, e com todo o suporte da equipe do Hospital Municipal Materno Infantil, na Serra.

Michelle mudou para o Estado há um ano e meio. Ela morava em Volta Redonda (RJ). Sem ter muita referência de hospital, ela seguiu a sugestão da doula Renara Cabral, que a acompanhou durante a gravidez.

A doula indicou o Hospital Materno Infantil para a chegada da pequena. “Ficamos encantados com o parto humanizado e atenção de todos os profissionais”.

Pelas mãos de uma equipe dedicada, sete mil bebês chegaram ao mundo em partos realizados no Hospital Municipal Materno Infantil, na Serra.

Inaugurado há menos de dois anos, o hospital conta com atendimento humanizado, além de estrutura com posto de amamentação e serviços de vacina e cirurgias ginecológicas.

Ao anunciar novidades, o prefeito Sergio Vidigal disse que vão ser abertos 56 leitos de pediatria, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e um Pronto Atendimento Infantil.

A secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, complementa dizendo que foram realizados, ao todo, 7.064 partos no Hospital Municipal Materno Infantil, além de mais de 34 mil atendimentos e 10.966 internações.

“É um hospital totalmente municipal, com vários tipos de serviços. Entre eles, temos o cartório, em que as crianças que nascem no local já saem com sua certidão”.

Além disso, a secretária destacou que o posto de amamentação é um serviço onde as mães podem buscar auxílio e tirar dúvidas sobre a “pega” da criança e outras questões referentes ao aleitamento. “O serviço é aberto para qualquer pessoa, mesmo que o parto não tenha sido realizado no local”.

Segundo a secretária, este ano também foi iniciada a realização de planos de parto.

“Mulheres que fazem o acompanhamento em uma unidade de saúde podem procurar a assistente social do hospital para fazer seu plano do parto. Ela é ouvida sobre seus desejos e recebe as informações necessárias. Pode, por exemplo, ter o auxílio de uma doula, escolher um acompanhante e até música para o parto”, explicou.

Como parte do atendimento humanizado, Fernanda ainda frisou que, a cada nascimento, o acompanhante vai até o corredor e toca um sino, anunciando a chegada de mais um bebê.

“Temos a árvore da vida, que é feita com a placenta da mãe e entregue como uma lembrança do momento”.

Cirurgias

Além dos partos, o hospital realizou até o momento 418 cirurgias eletivas.

São feitas no local cirurgias ginecológicas, inclusive laqueaduras, por meio do Programa de Planejamento Familiar oferecido pela Secretaria de Saúde da Serra.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 7 mil partos feitos em hospital
Municipal Materno Infantil foi inaugurado em 2022 e tem ampliado a oferta de serviços |  Foto: Edson Reis/ Prefeitura da Serra

Serviços do Hospital Municipal Materno Infantil

Posto de amamentação

O hospital conta com um ponto de apoio ao aleitamento materno, aberto à população. Lá, são repassadas orientações a quem apresenta dificuldade na amamentação.

O serviço funciona no 1º andar do hospital, em Colina de Laranjeiras, de segunda a segunda, das 8 às 17 horas, incluindo finais de semana e feriados. 

Está disponível para todas as mamães, ou seja, não somente para aquelas que estiverem internadas.

É necessário agendamento pelo  telefone 3500-1500 (ramal 248).

Absorvente de camomila

Para auxiliar na recuperação pós-parto, o hospital passou a oferecer este ano absorvente gelado para as mulheres que realizam parto normal.

Ele é preparado com chá de camomila para alívio de ardência e redução do inchaço na região íntima.

Violência sexual

O local conta com atendimento humanizado voltado para pessoas de qualquer idade ou gênero e vítimas de violência sexual.

Os pacientes são acolhidos por equipe multiprofissional, recebem assistência e orientação sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez.

O atendimento é individualizado e, a partir da necessidade de cada um, é traçado o plano de intervenção.

Não é necessário agendamento para o atendimento, que é realizado 24 horas. Lá são atendidos pacientes encaminhados via judicial pela Delegacia da Mulher, Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, também de Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), escolas, unidades de saúde, hospitais e conselhos tutelares.

Funciona no térreo do hospital. Informações: (27) 98166-1308. 

Árvore da vida

A lembrança afetiva da placenta é entregue como um presente para mulheres que realizam o parto normal na unidade.

Para o quadro, é utilizada a placenta da paciente como uma espécie de carimbo, formando um desenho semelhante a uma árvore da vida.

Cartório

Um convênio entre o hospital e um cartório facilita a vida dos pais, que não precisam sair da unidade para registrar seu filho.

Plano de parto

Foi iniciado este ano a elaboração do plano de parto da paciente no hospital. O documento é elaborado pela grávida, seu parceiro ou parceira  e uma enfermeira obstetra.

Ele serve como um guia para o trabalho de parto, com descrição dos desejos e das expectativas da grávida e sobre quais situações e condutas devem ser evitadas, se possível. 

O acesso é mediante agendamento, pelo 3500-1500 (ramal 237).

Assistência humanizada

O Hospital se destaca pelo atendimento humanizado e individualizado. Assim que o parto é concluído, a criança vai para os braços da mãe (salvo em casos em que o quadro clínico requer cuidados diferenciados).

A maternidade ainda conta com salas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) com leito individual.

Na sala, a criança recebe os primeiros cuidados e a mulher permanece ao lado do seu bebê até alta hospitalar (salvo em casos em que o quadro clínico exige cuidados diferenciados).

Há ainda a inserção do acompanhante no processo de atendimento. Ao nascer, é tradição que o acompanhante bata um sino no corredor, anunciando a chegada do bebê.

Fonte: Prefeitura da Serra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: