X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

SERRA

Serra tem ano marcado por grandes entregas na saúde

Prefeito Sergio Vidigal destaca que, entre reformas e ampliações dos serviços, foram entregues 20 unidades de saúde neste ano


Imagem ilustrativa da imagem Serra tem ano marcado por grandes entregas na saúde
de oftalmologistas na primeira edição do mutirão do projeto batizado de Serra + Saúde, no bairro Jacaraípe |  Foto: Fotos: Edson Reis/Prefeitura da Serra

Da atenção básica a atendimentos de média complexidade, o ano de 2023 na Serra foi marcado por grandes entregas e ampliação da oferta de serviços pela gestão municipal. Entre as novidades, a prefeitura está investindo na revitalização e na construção de unidades de saúde, na ampliação da oferta dos serviços e ainda na modernização do acesso à saúde.

O orçamento previsto para 2023 na Saúde no município é de R$ 455.584.237. Deste total, somente com recursos próprios, são R$ 286.324.707.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra, ressaltou que a saúde tem sido a área com maior investimento na gestão.

“Apesar da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) exigir investimento de 15% da saúde, ultrapassamos 22% investidos”, destacou.

A secretária apontou que, entre as entregas em 2023, está a unidade básica de saúde de São Diogo, que foi totalmente reformada.

“Com a obra, os pacientes têm hoje uma unidade nova, já que a estrutura anterior tinha mais de 20 anos e era pequena”.

Outra unidade nova, entregue em julho, foi a de Aroaba. “Ela será ponto de apoio do nosso serviço itinerante, que atende bairros da zona rural do município. A nova unidade conta com consultório médico e odontológico, recepção e farmácia”.

Em um ano marcado por grandes entregas, o prefeito Sergio Vidigal também destaca que, entre reformas e ampliações, foram 20 unidades de saúde.

Nas novidades, o prefeito destacou a Unidade Regional de Saúde de Valparaíso, que será entregue no próximo dia 12 (terça-feira).

“Temos ainda o Serra + Saúde, que, a partir de janeiro, será de 15 em 15 dias e funciona aos sábados, facilitando a vida de quem trabalha na semana. Equipes vão às unidades. Hoje é de 30 em 30 dias”.

E o prefeito completou: “Nesse programa a gente trabalha a especialidade médica, como odontologia, oftalmologia. Todos os serviços funcionam, como curativos, vacinação, farmácia”.

Na primeira edição do projeto, que aconteceu na Unidade Regional de Jacaraípe, em novembro, mais de 5 mil atendimentos foram realizados. O projeto, da Secretaria de Saúde, oferta mais de mil serviços de saúde, desde consultas, exames, a encaminhamentos para especialistas, entre outros exames.

Imagem ilustrativa da imagem Serra tem ano marcado por grandes entregas na saúde
de Saúde de Aroaba foi entregue em julho foto: edson reis - PMS
Imagem ilustrativa da imagem Serra tem ano marcado por grandes entregas na saúde
de Saúde de São Diogo foi totalmente reformada Foto: Edson Reis/ PMS

As novidades

Novas unidades básicas de saúde

Entre as entregas neste ano, está a unidade básica de saúde de São Diogo. A estrutura, que tinha sido construída há mais de 20 anos, foi completamente reformada, o que permitiu a ampliação de serviços. A entrega aconteceu em outubro.

Além dela, a unidade de saúde de Aroaba também foi entregue em julho. Trata-se de uma nova unidade básica de saúde, com consultório médico, odontológico e farmácia. Ela passou a integrar o território da Unidade Itinerante, que atende a zona rural da Serra. Ela funciona como ponto de apoio para a unidade itinerante.

Mudanças em unidades

Além das reformas e da nova unidade concluída em 2023, outras unidades de saúde estão com projetos de reestruturação em andamento.

Entre as unidades básicas que estão sendo reestruturadas estão: Eldorado, Porto Canoa, Barro Branco, Jardim Tropical, Boa Vista, Oceania, Cidade Continental, Barcelona, Central Carapina, Bairro de Fátima, Chácara Parreiral, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Planalto Serrano, São Marcos e Chapada Grande.

Já as unidades regionais que passam por reestruturação são: Serra Sede, Novo Horizonte e Jacaraípe.

Serra + Saúde

No mês de novembro, o município deu início ao projeto Serra + Saúde, que leva diversas especialidades e uma série de serviços em um formato de mutirões a moradores. O projeto está funcionando um sábado por mês, com uma unidade regional de saúde em cada edição.

Em novembro, na primeira edição, foram realizados mais de 5 mil atendimentos à população, na Unidade Regional de Jacaraípe.

O projeto oferta mais de mil serviços de saúde, desde consultas, exames, a encaminhamentos e para outros exames.

Entre os serviços, são oferecidos ainda consultas com cardiologista, Raio-X, preventivo, testes rápidos, vacinação, e encaminhamentos para exame com especialidades e exame de prevenção contra o câncer de próstata.

Ouvidoria

Outra novidade por parte da Secretaria de Saúde foi a criação da Ouvidoria da Saúde, que consiste em um canal de atendimento ao cidadão serrano, usuário do SUS, em que é possível solicitar informações, registrar sugestões, elogios, reclamações, denúncias.

É possível acessar a Ouvidoria pelos canais:

Internet: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx

E-mail: [email protected]

Telefone: (27) 3252-7302.

Presencialmente : de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na Secretaria de Saúde da Serra, localizada na rua Domingos Martins, nº 181, no Centro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: