X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Treinador do Rio Branco é chamado de ‘macaco’ em partida no Kleber Andrade

Rodrigo César apontou ataque racista nas redes sociais e prometeu denunciar torcedor


Imagem ilustrativa da imagem Treinador do Rio Branco é chamado de ‘macaco’ em partida no Kleber Andrade
Técnico Rodrigo César |  Foto: Laila Pecorari/RB

O treinador do Rio Branco, Rodrigo César, usou as redes sociais para denunciar um ataque racista que sofreu durante a partida contra o Nova Venécia, neste domingo (17), no estádio Kléber Andrade. Na ocasião, uma pessoa na torcida teria chamado o técnico de ‘macaco’.

“A felicidade de ontem (domingo) pela classificação do Rio Branco para a semifinal do Capixabão ficou dividida com a tristeza e a indignação. Durante o jogo, fui atacado com gritos racistas de “macaco” por uma pessoa no estádio. [...] Vou identificar e denunciar o autor dos insultos para que ele seja punido, porque precisamos ter tolerância zero diante de episódios como esse. Aceito críticas no futebol, faz parte do jogo, mas o que aconteceu foge totalmente do aceitável”, escreveu César em post no Instagram

O relato do treinador dá a entender que o torcedor faz parte da torcida do capa-preta. “O Rio Branco, sempre na luta contra à discriminação, está me dando total apoio. Deixo registrado também que a postura criminosa deste indivíduo não representa a imensa torcida capa-preta, que também luta contra a discriminação”, finalizou.

Nesta segunda-feira (18), o time se pronunciou sobre o caso, lamentando o ocorrido e deixando claro que tomará as providências legais.

“O caso não ficará restrito apenas nesta nota de repúdio, pois clube e treinador buscarão a devida punição ao criminoso. [...] O Rio Branco Atlético Clube, o TIME DO POVO, foi fundado, em 1913, por jovens que eram proibidos de jogar futebol nos clubes que não aceitavam negros. Já em sua fundação, foi o primeiro time no Espírito Santo (e um dos primeiros no Brasil) a aceitar negros em seu elenco. Por isso, seguiremos lutando para que o futebol seja exemplo de atitude, de punição e de ações concretas contra o racismo.”, disse a nota publicada no Instagram do time.

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) também publicou uma nota de repúdio ao ataque sofrido por Rodrigo César.

Serra e Vitória, times em que o treinador já atuou no passado, também prestaram solidariedade ao técnico do Rio Branco.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: