X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Flamengo faz clássico com Fluminense para apagar 2023 e ir à final do Carioca

Técnico Tite contará com o elenco praticamente completo para o jogo decisivo


Flamengo e Fluminense voltam a campo para mais uma partida decisiva na temporada. Neste sábado, às 21h, o tradicional 'Fla-Flu' será realizado no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Carioca. Atrás do tricampeonato, o tricolor entra em campo pressionado pela derrota inicial.

Na primeira partida, o Flamengo conquistou uma importante vantagem ao vencer por 2 a 0, com gols de Pedro e Everton Cebolinha. Por ter melhor campanha na primeira fase, o time rubro-negro ainda pode jogar pelo empate no placar agregado. Ou seja, pode perder por até dois gols de diferença para avançar à final. Ao Fluminense, resta apenas uma categórica vitória a partir de três gols de diferença.

Quem avançar, encara o vencedor do duelo entre Nova Iguaçu, surpresa do campeonato, e Vasco. Na primeira partida, houve empate por 1 a 1. Quem vencer o segundo jogo, avança, enquanto um novo empate é favorável ao Nova Iguaçu, dono da segunda melhor campanha. A final também será realizada em dois jogos, mas o time com melhor campanha terá a vantagem apenas de decidir como mandante. Em caso de empate no placar agregado, o campeão será definido nos pênaltis.

O técnico Tite teve boas notícias durante a semana e contará com o elenco praticamente completo para o jogo decisivo. O volante Erick Pulgar e o lateral Ayrton Lucas, que vinham fazendo transição física, treinaram normalmente com o elenco desde quinta-feira.

Gabigol, desfalque nos últimos dois jogos, foi outro que trabalhou normalmente durante a semana e o ídolo da torcida será opção de luxo no banco de reservas. O único desfalque, portanto, continua sendo o volante Gerson, que se recupera de uma cirurgia no rim. A escalação vai ser a mesma do primeiro duelo.

Tite valorizou a vitória no primeiro jogo, mas reforçou por duas vezes que nada está garantido. "Foi um grande jogo, digno da grandeza do Fla-Flu, da qualidade técnica das duas equipes, de uma grande apresentação. É um resultado inconteste, mas a adrenalina fica projetando uma semifinal ainda aberta. Ficamos felizes pela grandeza do adversário, mas com a consciência de que a semifinal ainda continua", alertou o técnico que acertou o sistema defensivo flamenguista, sem sofrer gol há dez jogos.

A preocupação é evitar o que aconteceu na final do ano passado, quando o Flamengo venceu o primeiro jogo por 2 a 0, mas acabou goleado por 4 a 1 no segundo e deixou o rival sagrar-se bicampeão estadual. "Temos uma boa vantagem, mas sabemos que temos um clássico e um adversário forte pela frente. Estamos focados para chegar à decisão", comentou Pedro, artilheiro do Cariocão com nove gols, um na frente de Carlinhos, do Nova Iguaçu.

O Fluminense, do técnico Fernando Diniz, não precisa ir muito longe para buscar motivação para a partida. É só lembrar tudo que fez na final de 2023, quando surpreendeu o rival no jogo de volta. Outra vez vai precisar descontar a vantagem adversária.

Para montar o time, porém, Diniz terá muita dor de cabeça. Paulo Henrique Ganso e German Cano serão desfalques por lesões. O meia está com dores na panturrilha e já era dúvida para a partida, enquanto o atacante torceu o joelho, mas havia expectativa para sua presença.

O ataque do Fluminense sofre uma grande baixa sem o goleador argentino. No Fluminense desde 2022, Cano já fez mais de 80 gols e é referência no setor. A boa notícia é que seu substituto, John Kennedy, costuma entrar bem e fazer gols decisivos.

O lateral-direito Samuel Xavier e o atacante Douglas Costa, com lesões musculares, e o zagueiro Marlon, com dores no joelho, são outras baixas. Além disso, o zagueiro Thiago Santos foi expulso no primeiro jogo e está fora. Guga vai continuar na lateral.

A boa notícia é que o volante André retorna de suspensão, podendo até mesmo ser improvisado no setor defensivo. A outra opção é Manoel, que deve ficar no banco. O meia Gabriel Pires está recuperado de lesão e vai ser relacionado, mas Lima pode ser titular para dar mais força à marcação ao lado de Renato Augusto e Martinelli.

Apesar da boa lembrança da goleada em 2023, Fernando Diniz refutou qualquer comparação. "Não tem nada a ver com o que aconteceu ano passado. Temos que melhorar muito com relação ao primeiro jogo, ser um time completamente diferente, com outra postura, como tivemos no segundo tempo. E tentar fazer alguma coisa melhor. Não tem nada a ver o que aconteceu no ano passado com esse ano, não tem nada a ver", frisou.

Ele também não comentou como vai escapar da marcação alta utilizada pelos flamenguistas no primeiro jogo, forçando os erros na saída de bola. Tudo será conhecido só mesmo quando a bola rolar, num clássico que deve estremecer o Maracanã.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X FLUMINENSE

FLAMENGO - Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Pedro e Everton. Técnico: Tite.

FLUMINENSE - Fábio; Guga, André, Felipe Melo e Marcelo; Martinelli, Renato Augusto e Lima; Arias, John Kennedy e Keno. Técnico: Fernando Diniz.

ÁRBITRO - Wagner do Nascimento Magalhães

HORÁRIO - 21 horas.

LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: