X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Torcedoras do Athletico-PR denunciam ameaças após criticar contratação de Cuca

Técnico foi condenado por estupro a uma menina de 13 anos; sentença foi anulada mas o veredicto não foi alterado



Imagem ilustrativa da imagem Torcedoras do Athletico-PR denunciam ameaças após criticar contratação de Cuca
Cuca chegou ao Athletico-PR nesta semana |  Foto: Pedro Souza / Atlético MG

O Athletico-PR divulgou a contratação de Cuca na segunda-feira para substituir Juan Carlos Osorio, demitido no final de semana. O anuncio oficial dividiu os torcedores em dois grupos, os que apoiam a contratação e os que repudiam a atitude do clube, afinal, Cuca é conhecido por ter sido condenado por estupro a uma menor de idade em 1987, na Suíça. A sentença foi anulada, mas o veredicto não foi alterado.

Contrárias a contratação, torcedoras do Athletico-PR formalizaram um ofício e relataram ameaças que sofreram após revelarem o posicionamento. Quem assinou e encaminhou o documento para a Polícia Civil e ao clube foi o coletivo Atleticaníssimas. "Torcedores, especialmente mulheres, vêm sofrendo ataques e ameaças privadas e públicas em redes sociais, além de ligações telefônicas ameaçadoras - com menção à localização de setor e cadeira dentro do estádio - simplesmente por manifestarem sua opinião", revela um trecho do ofício.

No X, o coletivo Atleticaníssimas fez um vídeo em manifesto com o questionamento "Feliz Dia da Mulher para quem?". A narradora do vídeo afirma que "o futebol ainda não gosta das mulheres", e logo aparecem prints de tuítes misóginos com intuito de ofender as torcedoras.

Também nas redes sociais, o clube postou uma homenagem às mulheres. O que foi encarado com indignação por boa parte dos internautas.

No dia 3 de janeiro, a Justiça da Suíça anulou a sentença de 1989 que condenou o técnico Cuca por manter relação sexual com uma menina de 13 anos - o caso aconteceu em 1987, quando ele era jogador do Grêmio, durante um excursão do time. Em reportagem validada pelo Tribunal de Berna, é possível saber que havia sêmen de Cuca no corpo da vítima.

A defesa solicitou a revisão do caso com o argumento de que Cuca não contou com um representante legal e foi julgado à revelia na época. O pedido de um novo julgamento foi aceito, mas o Ministério Público alegou não ser possível realizá-lo pelo fato de o crime ter prescrito. O órgão, então, sugeriu a anulação da pena e o fim do processo, o que acabou sendo acatado pela Justiça. Cerca de dois meses depois da anulação da sentença, o treinador foi contrato pelo Athletico-PR.

Apesar da sentença condenatória ter sido extinta, não é possível afirmar que o treinador é inocente, visto que o veredicto não foi alterado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: