X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Navio que alertou Titanic sobre iceberg é encontrado

O SS Mesaba, navio mercante fabricado em 1912, foi encontrado no fundo do mar da Irlanda por uma equipe de pesquisadores


Imagem ilustrativa da imagem Navio que alertou Titanic sobre iceberg é encontrado
Prince Madog leva equipe de pesquisadores britânicos que encontrou a carcaça da embarcação usando tecnologia de um sonar multifeixe |  Foto: Divulgação

O navio de onde partiu um sinal de alerta para a tripulação do Titanic sobre a presença de um iceberg, horas antes de ele se chocar contra a placa de gelo, foi encontrado no fundo do mar da Irlanda por uma equipe de pesquisadores das Universidades de Bournemouth e Bangor, no Reino Unido.

O SS Mesaba, navio mercante fabricado em 1912, estava cruzando o Atlântico quando enviou um sinal de alerta por rádio para o Titanic. A mensagem foi recebida, mas não chegou a ser lida pelo comandante da embarcação britânica, que fazia sua viagem inaugural. Algumas horas depois, em 14 de abril, a estrutura colidiu com um iceberg e acabou afundando, matando mais de 1.500 pessoas entre passageiros e funcionários.

Já o SS Mesaba continuou transportando cargas por mais seis anos, até 1918, quando foi atingido por um torpedo durante um comboio de cargas de Liverpool para a Filadélfia, nos Estados Unidos. 20 pessoas morreram, incluindo o comandante do navio. A situação que levou ao ataque não foi detalhada por autoridades.

A equipe de pesquisadores britânicos que encontrou a carcaça da embarcação usou a tecnologia de um sonar multifeixe, apelidado de "Prince Madog" — ele emite ondas acústicas em leque, que refletem no fundo do mar e voltam ao receptor, ajudando a estudar áreas mais profundas do oceano. A técnica permitiu  identificar os contornos do navio e sua exata posição pela primeira vez desde 1918.

O SS Mesaba é uma das 273 embarcações que estão submersas no mar da Irlanda e foram escaneadas e identificadas no banco de dados do governo do Reino Unido.

"Os resultados do trabalho descritos no livro validaram a técnica multidisciplinar usada [nas buscas] e marcam uma nova era para a arqueologia marítima", afirmou o professor Innes McCartney, integrante da equipe.

"Antes nós conseguiamos mergulhar até alguns dos locais de naufrágio a cada ano e identificar visualmente as carcaças. O sonar tem habilidades únicas que nos permitiu desenvolver uma forma de custo relativamente baixo para analisar esses destroços", completou o estudioso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: