X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

O almoço que juntou Jacquin, francês do Vasco e Macron em Brasília

Evento na sede do Ministério das Relações Exteriores é parte de um ritual diplomático


O chefe de cozinha e celebridade televisiva Érick Jacquin circulava pelo saguão do Palácio do Itamaraty na tarde desta quinta-feira, 28. Também estava lá o humorista Paul Cabannes. "Acabei de bater um papo na maior normalidade com o camisa 10 do Vasco", disse ele em suas redes sociais. O jogador em questão é Dimitri Payet. Os três são franceses e estavam no Itamaraty para um almoço que homenageou um conterrâneo: o presidente da França, Emmanuel Macron, que fez uma visita de Estado ao Brasil. O evento na sede do Ministério das Relações Exteriores é parte do ritual diplomático.

Macron visitou quatro Estados brasileiros. Na terça-feira, 26, ele foi com o presidente do País, Luiz Inácio Lula da Silva, a Belém (PA). Trocaram tantos elogios e demonstraram tamanho entrosamento que algumas fotos do evento viraram meme. Internautas diziam que os presidentes haviam feito um álbum pré-nupcial.

Em uma das imagens produzidas na viagem, Macron olha fixamente para Lula, que está com o rosto virado para outro lado. Essa foto foi mostrada em um telão no Palácio do Planalto nesta quinta quando Macron chegou para o rito oficial da visita de Estado. Na noite desta quinta, o líder francês fez referência direta às piadas na internet.

Em uma postagem no X, escreveu: "Algumas pessoas compararam as imagens de minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!"

Atraso e chuva na rampa

Para o almoço, o francês subiu a rampa do Planalto com cerca de uma hora de atraso. A falta de pontualidade foi se acumulando ao longo dos compromissos. O almoço no Itamaraty estava previsto para às 14h, mas começou só por volta das 16h.

Lula chegou antes à sede da chancelaria para cumprir o ritual de receber o líder visitante. Macron andou sobre o tapete vermelho estendido em uma espécie de ponte sobre o espelho d'água que enfeita a fachada do Itamaraty. Um temporal começou a cair momentos depois de o francês entrar no prédio.

No Congresso, para onde Macron iria depois do compromisso na sede do Ministério de Relações Exteriores, a equipe ensaiou desmontar a estrutura externa montada para receber o líder estrangeiro, mas desistiu porque a chuva passou rápido. Funcionários da limpeza do Itamaraty correram para secar com rodos o tapete vermelho antes do almoço terminar. Pelo ritual diplomático, Lula conduziria Macron até a porta para ele andar sobre o tapete novamente e entrar no carro rumo à sede do Legislativo.

Aproximadamente às 17h30 os convidados do almoço começaram a descer a escadaria do prédio, famosa em cerimônias do poder em Brasília. Ministros como José Múcio Monteiro (Defesa), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio e vice-presidente da República) apareceram. Mauro Vieira, das Relações Exteriores, conversava com Celso Amorim, principal conselheiro de Lula para assuntos internacionais.

Os presidentes brasileiro e francês desceram a escadaria sorridentes. "Fala um merci beaucoup ali", disse Lula a Macron apontando para jornalistas. "Merci, merci", exclamou o francês acenando antes de deixar o Itamaraty rumo ao Congresso.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: