X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Caminhada da conscientização do autismo reuniu centenas de pessoas no Recife

Autistas, familiares, ativistas e representantes de associações participaram da sétima edição do evento


Imagem ilustrativa da imagem Caminhada da conscientização do autismo reuniu centenas de pessoas no Recife
Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada realizada neste domingo (14) |  Foto: Divulgação/Anjos Azuis

Autistas, familiares, ativistas e representantes de associações de toda a região metropolitana do Recife e interior do estado, na tarde deste domingo (14) da 7ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, no Bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife. Moradores da área também se juntaram à mobilização, realizada pela Associação Mães e Anjos Azuis. Crianças e adolescentes assistidas pela ONG e seus familiares estiveram à frente da caminhada, com objetivo de denunciar a situação em que se encontram autistas e suas famílias, que dependem dos serviços públicos em todo o estado, e chamar a atenção das autoridades para a necessidade de medidas urgentes.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que tomou as ruas do bairro de Areias. Os participantes se concentraram na Praça dos Heróis da Restauração, onde houve a apresentação de um grupo musical de crianças atípicas. As crianças e adolescentes, assistidos pela Associação Mães e Anjos Azuis, fizeram o percurso num trenzinho, tipo Maria Fumaça. Pais, mães, familiares, ativistas e moradores do entorno acompanham à pé. Participantes usaram braçadeiras pretas em sinal de luto pela precariedade na assistência médica das pessoas no espectro autista. Ao final da caminhada, na Praça Eduardo Cardoso, conhecida como Praça do Mariano, foi estendida uma bandeira preta e os participantes fizeram um minuto de silêncio em sinal de protesto.

ANJOS AZUIS

Entre os participantes, havia representantes de vários grupos e entidades como Super Mães Especiais da Madalena, MOVICA do Coque, AMA, de São Lourenço da Mata, Desbravadores da Fé, do Ibura, AMAR, famílias atípicas de Jardim São Paulo, e mães ativistas da Zona Norte. Uma carta aberta, assinada pelas lideranças presentes, será entregue a autoridades municipais e estaduais. Após os atos de protesto, os participantes tiveram um momento de lazer, na Praça do Mariano.

A Associação Mães e Anjos Azuis foi criada por um grupo de mães de crianças com autismo do bairro de Areias, na zona oeste do Recife, para dar suporte a famílias e atendimento a suas crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. A sede oficial existe há pouco mais de três anos, na rua Guaraci, 179, comunidade do Caçote, em Areias. A organização não governamental sobrevive única e exclusivamente de doações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: