X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Professora de Pernambuco conquista nota 1000 no ENEM

Além de Lilian Carvalho, Igor Kleyverson da Silva alcançou o topo da pontuação


Imagem ilustrativa da imagem Professora de Pernambuco conquista nota 1000 no ENEM
A professora expressou sua felicidade pelo resultado, destacando a oportunidade de compartilhar seu trabalho |  Foto: Reprodução das redes sociais

A professora Lilian Carvalho, natural do Recife e moradora de Carpina, brilhou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ao conquistar a segunda nota 1000 no estado de Pernambuco em 2023.

Além de lecionar redação e linguagens, Lilian possui experiência de dez anos na área de ensino e realiza monitoria em uma escola em Limoeiro, além de monitoria online.

Testando sua própria metodologia, denominada "Redação Autoexplicativa" (R.A), Lilian alcançou a perfeição no ENEM. O método baseia-se na ideia de que a redação deve ser elaborada como se fosse destinada a alguém sem conhecimento prévio sobre o tema, garantindo uma clareza autoexplicativa.

A abordagem demonstrou sua eficácia, colocando Lilian entre as únicas duas notas 1000 em Pernambuco.

Nas redes sociais, a professora expressou sua felicidade pelo resultado, destacando a oportunidade de compartilhar seu trabalho e comprovar o sucesso do método. No contexto nacional, apenas 60 pessoas alcançaram a pontuação máxima, sendo duas delas pernambucanas.

A redação abordou o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Lilian compartilhou sua abordagem pedagógica, contudo, destacando sua aversão à ideia de fórmulas padronizadas. Para ela, cada aluno deve escrever com base em sua própria realidade, evitando o fornecimento de argumentos prontos.

Em vez disso, enfatiza a importância de seguir uma estrutura composta por introdução, desenvolvimento e conclusão para obter uma avaliação positiva.

Escada

Imagem ilustrativa da imagem Professora de Pernambuco conquista nota 1000 no ENEM
"Nota é resultado da persistência", disse Igor |  Foto: Reprodução das redes sociais

Igor Kleyverson da Silva, 23 anos, natural de Escada, Zona da Mata Sul de Pernambuco, foi o primeiro nome a ser divulgado na imprensa por ter conquistado a nota máxima na redação do Enem 2023. Ele é filho de uma merendeira e de um serralheiro.

O resultado dele, anunciado na terça-feira (16), foi motivo de celebração. Igor enfrentou diversas adversidades em sua jornada para atingir esse patamar.

Esta última edição do Enem representou a quarta participação de Igor, que concluiu o ensino médio em uma escola pública em 2019. Após esse período, ele desempenhou diferentes funções, atuando como garçom, assistente administrativo de escritório e agente censitário do IBGE.

Diante das variadas experiências profissionais, Igor decidiu retomar os estudos no ano passado, almejando ingressar no ensino superior público.

Igor contou que o último trabalho foi no IBGE. Depois, ele não conseguiu mais oportunidades profissionais e resolver se dedicar aos estudos, cerca de 10 horas por dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: