X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Sport vence clássico, torcida alvirrubra passa vexame e Náutico demite o técnico

Apesar de escaparem de uma goleada, torcedores frustrados causam brigas no estádio


Imagem ilustrativa da imagem Sport vence clássico, torcida alvirrubra passa vexame e Náutico demite o técnico
Rafael Thyere consagra sua bela atuação no Sport fazendo o primeiro jogo do Clássico dos Clássicos |  Foto: Paulo Paiva/Sport

O Sport conquistou dois resultados com o jogo deste sábado (30), no estádio dos Aflitos, na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano. Manteve a invencibilidade e consagrou-se como favorito para levantar a taça, ao vencer a primeira partida da final contra o Náutico.

O Leão balançou as redes do Timbu duas vezes, num placar de 2 a 0. O Náutico poderia ter levado mais. O clube ainda saiu com a imagem manchada por cenas de violência cometidas por vândalos nas arquibancadas. O público pagante nos Aflitos foi de 13.603 torcedores.

O time leonino completou nove partidas sem perder e saiu com uma vantagem enorme para a partida final. O Sport pode perder até de 1 a 0. Para provocar uma reviravolta e conquistar o certame estadual, o time alvirrubro precisa de 3 a 0 ou pelo menos 2 a 0 para disputar os pênaltis.

O detalhe é que, na próxima semana, é o Sport tem o mando de campo e a torcida a seu favor. E já há cerca de 35 mil ingressos vendidos para o próximo jogo, que será realizado no dia 6 de abril, na Arena Pernambuco, às 16h30.

Os gols deste sábado a favor do Sport foram de Rafael Thyere e de Gustavo Coutinho. Os leoninos mantiveram mais de 60% da posse de bola em pouco mais de 90 minutos de jogo, numa partida que perdeu o brilho no segundo tempo por questões de violência. Houve três cartões amarelos.

Náutico demite treinador Allan Aal

No Clássico dos Clássicos, o Náutico entrou mais pressionado em campo e permaneceu sem vitória, Agora, são cinco jogos. Sob a orientação de Allan Aal, o Timbu entrou em campo em desvantagem, sem a presença do artilheiro e atacante Paulo Sérgio, expulso duas vezes seguidas por dar mau exemplo num momento delicado do futebol pernambucano.

Paulo Sérgio foi expulso duas vezes em partidas anteriores por fazer gestos obscenos dentro de campo contra os rivais. Prejudicou demais seu clube. E o técnico Allan Aal não resistiu à derrota, sendo demitido no final da partida.

O presidente do Náutico, Bruno Becker, anunciou o desligamento do treinador Allan Aal e de toda a comissão técnica. Segundo ele, apesar dos resultados obtidos no primeiro trimestre, o maior objetivo do clube é sair da Série C este ano e chegar à Série B.

“Nós confiamos no projeto, mas a performance faz sempre a gente analisar e rever e ver que o objetivo maior é a subida para a Série B. Entendemos que é um momento de mudança, visando o objetivo maior, que é o acesso à Série B”, disse ele, num dos trechos do comunicado à imprensa.

Depois de morno, quente

O Sport entrou em campo sem a presença do seu treinador, Mariano Soso, que também recebeu cartão vermelho na partida anterior, onde o clube leonino enfrentou e venceu o Santa Cruz na semifinal. Mas terminou se saindo bem com o interino César Lucena.

Depois de um primeiro tempo morno, o Leão voltou a dominar o Clássico dos Clássicos. Aos 3 min da etapa complementar, o jogador alvirrubro Diego Matos errou o passe e o leonino Gustavo Coutinho aproveitou, ficando cara a cara com o goleiro Vagner. O centroavante do Sport acertou a trave com uma bomba. No rebote, Fabricio Domínguez também chutou na trave. 

Aos 9 minutos do segundo tempo, o zagueiro rubro-negro e capitão Rafael Thyere recebeu um cruzamento de Allan Ruiz, marcando o primeiro gol da partida de cabeça, coroando uma atuação que transcende a posição de zaga, porque marca, distribui e ainda sobe para o ataque. 

Aos 20 minutos, o Sport aumentou a pressão sobre o Náutico. O centroavante Gustavo Coutinho faz o segundo gol, com um toque no canto do gol, também de cabeça.

O segundo gol dos leoninos, porém, irritou a torcida alvirrubra, que passou a xingar o treinador e agir com violência nas arquibancadas. Torcedores brigaram alvirrubros brigaram nas arquibancadas e a Polícia Militar interviu.

Vexame no meio da torcida do Náutico

Após o segundo gol do Sport, o brilho do espetáculo ficou ofuscado. Com o argumento de insatisfação com o time, aos 31 minutos do segundo tempo, torcedores do Náutico começaram a brigar entre si e, dessa vez, também provocaram o Batalhão de Choque presente no campo.

O jogo precisou ser paralisado pelo árbitro três vezes. Houve um torcedor que chegou a desafiar um policial, batendo na viseira dele e, depois, fazendo posição de luta de boxe, uma cena de vexame e vergonha.

Os policiais usaram o cacetete em legítima defesa, jogaram spray de pimenta e, posteriormente, duas mulheres saíram das arquibancadas passando mal. Um mesmo torcedor chegou a invadir o gramado duas vezes, uma falha na segurança, que não o retirou do estádio. E os jogadores, também por questões de segurança, terminaram não concedendo entrevistas no gramado. Os falsos torcedores não pareciam temer qualquer punição ao time.

Ficha do jogo: Náutico 0 x 2 Sport

Final do Campeonato Pernambucano - Ida

Náutico: Vagner; Arnaldo, Guilherme Matos, Rafael Vaz e Diego Matos; Marco Antônio, Marcos júior e Patrick Allan; Leandro Barcia (Thalissinho), Luiz Paulo (Kayon) e Evandro (Kauan Maranhão). Técnico: Allan Aal.

Sport: Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere (Alisson Cassiano), Luciano Castán e Riquelme (Rosales); Felipe, Fabrício Domínguez (Fábio Matheus), Lucas Lima (Barletta), Alan Ruiz e Romarinho; Gustavo Coutinho. Técnico: César Lucena (interino).

Local: Estádio dos Aflitos, Recife-PE

Horário: 16h30, horário de Brasília

Data: Sábado, 30 de março de 2024

Árbitro: Diego Fernando

Assistentes: Clóvis Amaral e José Romão

4° árbitro: Deborah Cecília

Gols: Rafael Thyere, aos 9 do 2º tempo, Gustavo Coutinho, aos 20 do 2º tempo (S).

Cartões amarelos: Leandro Barcia, Rafael Vaz, Marcos Junior (N); Riquelme, Rafael Thyere, Felipe (S).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: