X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Inquérito da PM aponta Alex como autor do tiro que matou grávida em Camaragibe

Tenente-coronel Demetrios Cavalcanti detalha investigação e diz que tiro foi pelas costas


Imagem ilustrativa da imagem Inquérito da PM aponta Alex como autor do tiro que matou grávida em Camaragibe
|  Foto: Reprodução da TV Tribuna

O tenente-coronel Demétrios Cavalcanti, responsável pelo inquérito militar sobre os homicídios ocorridos em Camaragibe, no dia 14 de setembro do ano passado, disse que, pelas provas, quem efetuou o tiro responsável pela morte da grávida Ana Letícia Carias da Silva, 18 anos, foi Alex da Silva Barbosa, que era motorista de caminhão.

O tenente-coronel falou sobre o assunto durante a primeira reconstituição da cena do crime, que foi feita nesta quinta-feira, no mesmo local onde parte dos fatos ocorreram, no bairro de Tabatinga. Mais de 30 policiais e testemunhas participaram da simulação.

A reportagem foi feita por Marwyn Barbosa e divulgada na 1ª e 2ª edições do Jornal da Tribuna PE (canal 4.1/Band).

A jovem estava grávida de sete meses e faleceu no dia 21 de outubro, cerca de um mês e meio depois de ser baleada. Durante a hospitalização, em coma, Ana Letícia teve uma filha que está sob a guarda dos avós. 

Ana Letícia é uma das vítimas de uma sucessão de fatos que ocorreu quando, de acordo com testemunhos à polícia, dois policiais abordaram Alex. O motorista teria fugido porque portava arma de uso restrito e com laser. 

Os dois policiais perseguiram Alex até que ele invadiu a casa da grávida, que estava acompanhada de um primo de 14 anos. Nesta ocasião, Alex fez a jovem de refém e matou os dois policiais que o perseguiam: o soldado Eduardo Roque Barbosa e o cabo Rodolfo José da Silva.

Até então, um dos principais mistérios do caso era a autoria do tiro efetuado contra a grávida, se tinha partido dos policiais ou do próprio Alex. “O inquérito policial militar, que eu represento, está restrito aos fatos do dia 14 de setembro, onde a gente tem ali a fatalidade, a perda dos nossos dois bravos policiais militares”, disse o tenente-coronel.

Em seguida, ao ser indagado sobre quem tinha atirado na jovem, ele respondeu: “Até este momento, o que nós temos de prova apenas corrobora no sentido de que o disparo foi feito pelo Alex. Não existe nenhuma prova que indique outro sentido. Na época dos fatos, se falou que o disparo poderia ter atingido o globo ocular da Ana Letícia, mas isso não é verdade. Na verdade, o disparo (na jovem) foi feito de trás para frente”, destacou, lembrando que ela foi feita como escudo humano pelo motorista.

A reconstituição foi coordenada pelo Instituto de Criminalística e acompanhada por representantes do Ministério Público. O pai de Ana Letícia participou detalhando, dando informações aos peritos. Outras testemunhas também participaram.

Para o tenente-coronel, Alex teria saído da mata, onde costumava praticar tiros, quando foi abordado.

“Notícias que nós conseguimos captar para o processo revelam que, sim, Alex tinha um costume de, regularmente, ir à mata e efetuar alguns disparos de arma de fogo. Isso, inclusive, revela a sua habilidade, a sua destreza, que acabou levando ao desfecho daquele dia 14 de setembro”, pontuou.

A simulação dos fatos foi necessária em virtude de várias versões sobre o caso que chocou Pernambuco e teve repercussões no Brasil. Após a morte dos dois policiais na casa de Ana Letícia, outros policiais saíram para uma verdadeira caçada contra o criminoso. Mas não só para capturá-lo e levá-lo à Justiça.

Durante as buscas, eles executaram Alex, mataram a mulher, a mãe e os três irmãos. De acordo com a acusação feita pelo Ministério Público, a vingança contou com aval de dois importantes comandantes da Polícia Militar. No total, segundo a acusação, 12 policiais teriam participado da chacina. O MPPE já ofereceu denúncia e a juíza Marília Falcone derrubou o sigilo dos autos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: