X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Previsão de chuva vai até segunda-feira no ES

Fim de semana deve ser de tempo chuvoso, dizem meteorologistas. Vitória registrou na quarta-feira mínima de 22º, a menor temperatura do ano


Imagem ilustrativa da imagem Previsão de chuva vai até segunda-feira no ES
Moradores de protegem da chuva: Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas para o Estado |  Foto: Leone Iglesias/AT - 29/08/2022

O tempo deve ficar chuvoso em todo o Espírito Santo durante todo o fim de semana e até ao menos segunda-feira (29), com temporais, dando uma trégua no calor, que fez as temperaturas passarem dos 35ºC na Grande Vitória na semana passada e se aproximarem dos 40ºC no Sul do Estado.

“Por esses dias, deve manter o tempo chuvoso em todas as regiões. E deve seguir até domingo, mais tardar segunda-feira”, afirma Hugo Ramos, meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica & Extensão Rural (Incaper).

Leia mais sobre Tempo e Temperatura

De acordo com Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, as condições de muita nebulosidade e chuva frequente persistem sobre o Estado pelo menos até a segunda-feira, embora a Zona de Convergência da Atlântico Sul (ZCAS) se desorganize na próxima semana.

Hugo Ramos explica que a ZCAS “é aquela grande faixa de nuvens que vem desde a região amazônica até o Sudeste do Brasil”. “O tempo vai seguir instável, em todo Estado, em função do canal de unidade que é associado ao processo de formação da ZCAS”.

Josélia Pegorim destaca que, na quarta-feira (24), Vitória registrou a menor temperatura do ano. “A madrugada de 24 de janeiro foi a mais fresca do ano até agora em Vitória, com temperatura mínima de 22°C. O recorde anterior de menor temperatura do ano era de 22,1ºC, em 1º de janeiro”.

De acordo com Hugo Ramos e Josélia Pegorim, a chuva será frequente no Estado nos próximos dias. O meteorologista do Incaper, contudo, disse que ela pode variar de intensidade, conforme a região.

“Pode dar uma acumulada significativa. A gente pode ter uma pancada moderada, mas ela é bem mais momentânea. Não é aquela coisa que tivemos aí, principalmente, no sábado e no domingo, que elas foram mais fortes. Mas ela vai ser constante”, diz Hugo Ramos.

Segundo ele, não é possível prever, agora, quantos milímetros vai chover. “A gente nem quantifica o volume de chuva, porque cada região vai ter um volume diferente”.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Estado. O alerta laranja, de perigo de chuvas intensas, com início na quarta-feira e término às 10 horas desta sexta (26), é válido para o Noroeste e Litoral Norte do Estado.

O outro alerta, de perigo potencial de chuvas intensas, com início na quarta e término às 10h desta quinta (25), é válido para as regiões Centro, Sul, Noroeste e litoral Norte do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: