Rio Reis Magos vai abastecer 150 mil moradores na Serra

Abertura de canal do Rio Reis Magos para reforçar abastecimento. Foto: Divulgação / Cesan.

Água do rio vai reforçar o abastecimento no município. Canal de 500 metros construído na região de Putiri, na Serra, ainda vai beneficiar indiretamente mais 700 mil pessoas na Grande Vitória

Pouco mais de oito meses após a pior crise hídrica da história do Espírito Santo, teve início nessa quinta-feira (18) a captação de 500 litros de água por segundo do rio Reis Magos, na Serra, que vai passar a abastecer 150 mil pessoas na região de Serra-Sede e Civit.

Segundo a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), o sistema Reis Magos reduzirá a sobrecarga no rio Santa Maria da Vitória, que atende a parte norte da região metropolitana (Vitória – região continental – e Serra), e beneficiar 700 mil pessoas indiretamente.

Ainda de acordo com a companhia, foram investidos mais de R$ 70 milhões nesse novo sistema, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para fazer a captação do rio Reis Magos, um canal de 500 metros de concreto foi construído na região de Putiri, na Serra, a fim de direcionar a água do rio até a nova estação. A partir daí, a água será direcionada a uma estação de tratamento, onde vai se tornar potável, até ser repassada à população.

O gerente da Região Metropolitana Norte da Cesan, Luiz Cláudio Rodrigues, disse que a expectativa é que a água do novo sistema comece a chegar à população em julho. “Já temos o circuito pronto, com condições de levar esta água ao sistema da Serra. Entretanto, precisamos fazer um procedimento de testes de bombeamento e a limpeza dos 15 quilômetros da rede.”

O governador em exercício do Estado, César Colnago, classificou o início de operação do sistema Reis Magos como um momento histórico. “Essa captação vai aliviar a nossa expectativa sobre quando haverá um regime normal de chuvas. É a pior seca neste período.”

Veja o vídeo da obra de abertura do canal

.

.

.

.

 

.

.

.

.

.

.

.

.

Texto de Rafael Gomes e Weslei Radavelli/AT

Vídeo de Weslei Radavelli/AT

Leia a reportagem completa na edição desta sexta-feira (18) do jornal A Tribuna

'