X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Paciente curado do HIV com tratamento raro revela: "Me sinto maravilhoso"

Tratamento com transplante de células-tronco o curou de um tipo de câncer no sangue e também do HIV


Imagem ilustrativa da imagem Paciente curado do HIV com tratamento raro revela: "Me sinto maravilhoso"
Paul Edmonds está praticamente curado do câncer e também do HIV |  Foto: Reprodução/Instagram CityofHope

O número ainda é pequeno, mas já existem pessoas que apresentam a remissão total do HIV devido aos avanços da medicina. Entre eles, está o norte-americano Paul Edmonds, de 68 anos, que passou por um transplante de células-tronco e está perto de estar totalmente curado do vírus. 

O tratamento só foi possível porque Paul também buscava a solução para o quadro de leucemia mieloide aguda - que é um tipo de câncer no sangue. Recuperado dos dois problemas de saúde, o norte-americano deu uma entrevista para o jornal o Globo e revelou como está se sentimento no momento.

"Me sinto maravilhoso. Já faz cinco anos desde que fizemos o transplante, me sinto ótimo. Sou considerado curado para a leucemia e o HIV segue em remissão. Está tudo ótimo", ressaltou ele, explicando como é sua rotina de exames.

"Vou fazendo um acompanhamento ao longo do caminho. No começo, passava por exames em todas as semanas. Depois para uma vez a cada 14 dias. Então uma vez a cada três semanas. Agora faço uma vez a cada seis meses. Em breve será só uma vez ao ano. Tenho que viajar cerca de duas horas para chegar ao hospital e ver o doutor. Não é tão fácil", revelou Paul.

O transplante realizado por Paul é parecido com uma transfusão de sangue comum, no entanto, ele explica como foi o processo para ele.

"Não senti nada, sabe? Não fiquei doente ou algo assim. Os médicos não sabem como você irá reagir. É bem arriscado, se algo não der certo o seu corpo pode rejeitar. Há problemas que podem ser fatais. Mas não passei por nada disso. Tive um quatro de doença do enxerto contra hospedeiro, algumas aftas e os olhos ficaram um pouco secos, mas foi apenas isso", contou.

Transplantado há cinco anos, Paul está há três sem tomar os medicamentos antirretrovirais. Quando chegar aos cinco, poderá ser considerado totalmente curado do vírus HIV, que segue sem qualquer sinal de aparecimento em seu organismo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: