X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Aulas práticas para entender os fenômenos da Física

Alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci conferem os conteúdos utilizando os equipamentos do laboratório


Imagem ilustrativa da imagem Aulas práticas para entender os fenômenos da Física
o Professor de Física Armstrong Lopes com os alunos Ilan Klein, Alice Nunes e Ana Luízi Guisofi no laboratório |  Foto: Fábio Nunes / AT

Muito além da teoria. Durante as aulas de Física, alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Vitória, vão para o laboratório da escola e entendem o conteúdo de uma maneira prática.

Os estudantes Ilan Klein Bermudes, Alice Nunes Magalhães e Ana Luízi Guisofi acreditam que, por meio da ação, a disciplina fica mais fácil e interessante.

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas

O professor Armstrong Lopes Fernandes explicou que o laboratório da escola conta com equipamentos voltados exclusivamente para práticas pedagógicas com metodologias ativas, o que favorece a aprendizagem.

Há no espaço um trilho de vento para determinação de atrito, calorímetros para determinar trocas de calor, kits experimentais para detectar defeitos de visão e gerador de Van Der Graaf para medição do campo elétrico.

Além disso, também há placas de circuitos para estabelecer relações com instalações elétricas de residências e protótipos de carros elétricos para que os estudantes possam vivenciar o novo modelo tecnológico dos veículos.

De acordo com Armstrong, à medida que o conteúdo flui em sala de aula, os alunos estudam a versão prática.

Atualmente, quem frequenta o laboratório são aqueles do nono ano do ensino fundamental e também os das séries do ensino médio. “Mas estamos com o pensamento de extrapolar para os alunos do quinto até o oitavo ano”, ressaltou.

Para o profissional, a vivência no laboratório é bastante positiva para os estudantes.

“Além de interagirem com o conteúdo específico, eles conseguem vivenciar os erros e acertos da Física do cotidiano e concluem de forma mais autônoma sobre os assuntos. Nesse momento, me torno apenas um mediador do conhecimento, e não o portador”.

Edebrande Cavalieri, especialista em Avaliação de Sistemas Educacionais, afirmou que em todas as fases do processo educativo, cada escola deveria cuidar para que os conteúdos ministrados sempre estivessem disponíveis em uma adequada unidade que englobe teoria e prática.

Segundo ele, os laboratórios cumprem esse papel. Ele ressaltou a importância das aulas de campo e o contato com a natureza.

Imagem ilustrativa da imagem Aulas práticas para entender os fenômenos da Física
|  Foto: Douglas Schneider / AT

Fique por dentro

O laboratório

É um espaço equipado para o estudo prático em aulas de Física. Confira exemplos de equipamentos presentes:

Trilho de vento para determinação de atrito.

Kits experimentais para detectar defeitos de visão.

Gerador de Van Der Graaf para medir o campo elétrico.

Protótipos de carros elétricos para que os alunos possam vivenciar esse novo modelo tecnológico dos veículos.

Imagem ilustrativa da imagem Aulas práticas para entender os fenômenos da Física
|  Foto: Douglas Schneider / AT

Estudos

Dentre exemplos de como matérias de Física podem ser estudadas no espaço estão:

Lei de Ohm

Para compreender a relação entre tensão, corrente e resistência elétrica, os estudantes podem criar um circuito elétrico simples e medir a corrente e a resistência em diferentes pontos.

Ondas sonoras

Ao criar ondas sonoras em diferentes frequências e medir a velocidade e o comprimento de cada uma, os alunos podem entender as propriedades das ondas sonoras, como amplitude, frequência e comprimento de onda.

Calorimetria

O uso de um calorímetro para a aferição da quantidade de calor liberada ou absorvida durante uma reação química ajuda os alunos a assimilarem as leis da termodinâmica e a relação entre calor e energia.

Queda livre

Os alunos podem calcular a aceleração da gravidade ao deixarem objetos caírem de diferentes níveis e medir o intervalo que cada um leva para chegar ao solo. Com essa prática, é possível perceber a associação entre a altura e o tempo de queda.

Fonte: Professor consultado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: