X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Paraíso dos surfistas no Norte do Estado

A vila de Regência faz da cidade de Linhares um dos destinos mais badalados do verão, com atrações culturais e gastronômicas


Imagem ilustrativa da imagem Paraíso dos surfistas no Norte do Estado
Vila de Regência, considerada o paraíso dos surfistas, com suas altas ondas e tubos de tirar o fôlego |  Foto: Divulgação

Um município que é conhecido como “Cidade das Águas” tem atrativos suficientes para se destacar na estação em que o calor costuma deixar as pessoas com muita vontade de se refrescar.

Linhares, localizada no Norte do Espírito Santo, possui praias, cachoeiras e dezenas de lagoas, o que faz da cidade um destino badalado no verão. Lá está, inclusive, a vila de Regência, considerada o paraíso dos surfistas, uma vez que proporciona altas ondas e tubos de tirar o fôlego.

“O surfe é o que mais movimenta o turismo de Regência, porque coloca o lugar no radar de praticantes do esporte de todo o Brasil, mas outras qualidades contribuem para deixar os visitantes ainda mais encantados, como a natureza exuberante, o pôr do sol magnífico, a nossa culinária diversificada e tradições que marcam os turistas”, comentou Vasconcelos Zuqui, empresário local.

Dentre as tradições de Regência, vale destacar os forrós ao ar livre e o desfile da Fubica, o trio elétrico que é um ícone de lá e circula pelas ruas no Carnaval.

Pertinho de Regência está Povoação, uma vila de pescadores com os seus cenários inspiradores, daqueles que fazem sentir vontade e parar o tempo. O barqueiro Wagner Nascimento Peçanha está acostumado a apresentar os dois lugarejos às pessoas que visitam Linhares.

“Os passeios de barco duram de uma a duas horas. Saímos do porto de Regência, passamos pelos canais no Rio Doce e vamos até o limite entre a vila e Povoação. Paramos para conhecer lagoas e ilhas, onde até colhemos cacau. Também fazemos somente a travessia de uma vila a outra, para que os turistas possam conhecer e aproveitar o dia nelas”, explicou.

Outro local badalado no verão de Linhares é o balneário de Pontal do Ipiranga. Além das belas praias, as programações especiais promovidas na estação, com shows e outras atrações, costumam reunir muita gente.

Vale visitar também a Vila de Degredo, uma comunidade quilombola remanescente onde dá para pescar, fazer passeios ecológicos e conhecer algumas praias desertas.

Lagoas são opções de lazer no município

São 69 opções

Imagem ilustrativa da imagem Paraíso dos surfistas no Norte do Estado
Lagoas em Linhares |  Foto: Divulgação

Lagoas são opções de lazer no município Linhares é a cidade com o maior número de lagoas da América Latina, segundo a prefeitura, que contabiliza 69 opções. Dentre elas, está a Lagoa Juparanã, que é a segunda maior em extensão territorial do Brasil, com 26 quilômetros de comprimento e até 5,5 quilômetros de largura. O nome Juparanã, inclusive, significa “mar de água doce”, uma referência a essa grandiosidade. Outras lagoas famosas no município são a Lagoa Nova e a Lagoa do Aguiar, a 18 quilômetros e 10 quilômetros do centro da cidade, respectivamente.

Nudismo há 30 anos

Imagem ilustrativa da imagem Paraíso dos surfistas no Norte do Estado
Praia da Barra Seca |  Foto: Divulgação

Neste mês, a Praia de Barra Seca completa 30 anos. Única praia de naturismo no Espírito Santo, ela foi inaugurada oficialmente em fevereiro de 1994 e está entre as oito praias do tipo existentes no Brasil, de acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Barra Seca recebe visitantes durante todo o ano, mas, no verão, o movimento aumenta muito, como destacou Mauro Toscano, presidente da Associação de Naturistas do Espírito Santo (Nates). “Recebemos pessoas tanto para acampar quanto para passar o dia. Na praia, temos banheiros, chuveiros e energia elétrica”, comentou.

Diversão e educação ambiental

Imagem ilustrativa da imagem Paraíso dos surfistas no Norte do Estado
Centro Ecológico de Regência |  Foto: Divulgação

Desde 1986, existe em Linhares o Centro Ecológico de Regência, que recebe, por ano, mais de 20 mil pessoas. No local, os visitantes recebem informações sobre preservação ambiental e podem conferir uma ossada de baleia jubarte, exposições e aquários com peixes da região. Há, também, um espaço para oficinas recreativas, com atividades como pintura e desenho e exibição de filmes educativos para visitantes e moradores. Em Regência, também há trilhas ecológicas para observação da fauna e flora.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: