Search
domingo 17 dezembro 2017
  • :
  • :

Cidades cada vez mais inteligentes

 

Tudo o que você precisa saber sobre os principais serviços públicos pode estar dentro do celular, como conferir em tempo real o horário que o ônibus vai passar no seu ponto, através do GPS instalados nos coletivos. Esse é um exemplo de como funciona uma cidade inteligente. E as inovações são pensadas todos os dias e discutidas com quem trabalha para levar qualidade de vida para os moradores.

“A gente brinca comentando que hoje se exige que todo mundo saiba ler e escrever. No futuro, todos terão que saber programar pelo menos um pouquinho, para entender o computador como um elemento do cotidiano. Aí o cidadão conseguirá participar de maneira competente do futuro de sua cidade”, comentou o arquiteto e urbanista Caio Vassão.
Para o especialista, a cidade inteligente é capaz de integrar a tecnologia digital para melhorar a gestão pública e os serviços para o cidadão. “Por isso, é muito importante que as cidades trabalhem na educação para que todos entendam a tecnologia digital”, explicou.

“Cidades Inteligentes e Inovação” foi o tema do terceiro encontro do projeto VOS (Vários Olhares Singulares), com o objetivo de abrir novos horizontes sobre diversos temas relevantes para o Espírito Santo, trabalhando o conceito de coletividade e articular sociedade, instituições, organizações e grupos de mídia para criar experiências e reflexões sobre os assuntos abordados nos encontros.

As palestras contaram sempre com a presença de convidados que apresentaram novos olhares sobre temas como “Inovação e Futurismo”, com a educadora futurista Jaqueline Weigel, que falou, no primeiro encontro do VOS, sobre a Quarta Revolução Industrial e próximas eras, os novos negócios do planeta, inovação disruptiva, transformação digital, o pensamento e a cultura exponencial, tecnologias e o papel de cada um de nós neste cenário.

Outro palestrante convidado foi o especialista em ambientes digitais, Romeo Deon Busarello, para um debate sobre “Cultura de Inovação nas Empresas e Organizações”.

Pesquisador do diálogo entre as novas tecnologias e a conformação do ambiente urbano contemporâneo, o arquiteto e urbanista Caio Vassão trouxe a debate, na última quinta-feira, o tema “Cidades Inteligentes e Inovação”, encerrando a programação da Arena VOS, instalada no Parque Botânico da Vale especialmente para a iniciativa.




  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *