X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dor nas costas levou à descoberta de leucemia na filha de Roberto Justus

Filha de Roberta Justus foi ao pronto-socorro por estar com febre e por sentir uma dor nas costas “esquisita”. Ela continua no hospital


Imagem ilustrativa da imagem Dor nas costas levou à descoberta de leucemia na filha de Roberto Justus
Filha de Roberta Justus foi ao pronto-socorro por estar com febre e por sentir uma dor nas costas “esquisita”. Ela continua no hospital |  Foto: Reprodução/Instagram/@fabianajustus

Vida virada de cabeça para baixo. Fabiana Justus, de 37 anos, filha do empresário e apresentador Roberto Justus, 68, descobriu ter leucemia mieloide aguda e compartilhou seu diagnóstico na internet, causando burburinho entre os internautas.

A influencer contou em seu Instagram que foi ao pronto-socorro por estar com febre e por sentir dor nas costas “esquisita”. Porém, desde então, não saiu do hospital.

A fim de informar sobre a doença, A Tribuna conversou com especialistas, os quais explicaram sobre sintomas e tratamentos para a enfermidade.

Karina Barcelos, hematologista do Grupo Oncoclínicas e Unimed Vitória, comentou sobre o que é a leucemia, que é descoberta por meio de exames de mielograma e outras avaliações adicionais.

“Trata-se de um tipo de câncer da medula óssea, que podemos falar popularmente se tratar da fábrica do sangue”.

Ela afirmou que os principais sintomas são fadiga, febre e sangramentos espontâneos (nasais e nas gengivas) como hematomas pelo corpo.

Dores ósseas, como a dor nas costas, sintoma que sinalizou um problema para Fabiana Justus, também podem ocorrer por conta de uma proliferação de células leucêmicas na medula óssea.

Guilherme Perini, hematologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ressaltou que as leucemias crônicas costumam ter menos sinais, e disse ser importante entender que existe uma variedade grande de leucemias, e estas têm impactos clínicos, prognósticos e tratamentos diferentes.

Em relação à prevenção, o especialista disse que não existe. “Não conseguimos prevenir a leucemia. É uma doença que a gente não tem grandes fatores de risco como em outros tipos de câncer”.

Já o hematologista Douglas Covre Stocco disse que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

“É importante ficar atento a esses principais sintomas e fazer um hemograma em caso da ocorrência deles. O próprio hemograma é bastante sugestivo e, muitas vezes, ele é o sinal de alerta”.

As leucemias se diferenciam em relação ao crescimento rápido (agudo) ou lento (crônico), e pelos tipos de células acometidas, que podem ser linfoides ou mieloides.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: