X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Festival leva música e caratê para crianças autistas em shopping neste sábado

O evento gratuito, acontece das 15h às 18h, e é voltado para as crianças e suas famílias


Imagem ilustrativa da imagem Festival leva música e caratê para crianças autistas em shopping neste sábado
O professor de karatê sensei Márcio Stein será responsável por uma das atividades |  Foto: Divulgação

Em alusão ao Mês das Crianças, acontece o 1º Festival Felice, que será realizado neste sábado (21), das 15h às 18h, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. O evento, que é gratuito, será voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. 

O Festival terá música, caratê, artes, culinária e muita diversão para as crianças. Essas atividades auxiliam no desenvolvimento da interação social, da comunicação verbal e não verbal, da expressão corporal e geram, consequentemente, inclusão e melhoria na qualidade de vida.

O musicoterapeuta Ricardo Augusto Pereira e o professor de caratê sensei Márcio Stein vão realizar atividades com as crianças durante o festival, explorando a voz e todas as potencialidades do nosso corpo.

Imagem ilustrativa da imagem Festival leva música e caratê para crianças autistas em shopping neste sábado
O musicoterapeuta Ricardo Augusto Pereira também estará presente |  Foto: Divulgação

“Inserir a música, com todos os seus elementos (melodia, harmonia e ritmo), ajuda no desenvolvimento das crianças, trabalhando para atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais delas. A musicoterapia avalia os pontos fortes de cada criança, assim como as necessidades específicas delas, e apresenta técnicas individualizadas. O resultado é fantástico e surpreendente”, afirma o musicoterapeuta Ricardo Augusto Pereira.

Já o sensei Márcio destaca que, ao contrário do que muitos pensam, o caratê não é violento e trabalha autoconfiança e autocontrole em quem pratica essa arte marcial.

“O caratê, assim como as artes marciais em geral, prega a disciplina e isso traz ganhos impressionantes para as crianças com transtorno do espectro autista, assim como àquelas que sofrem de déficit de atenção ou que são muito agitadas. No festival, vamos colocar um tatame e faremos apresentação com as crianças, mostrando o desenvolvimento das habilidades motoras e físicas delas", disse o sensei Márcio.

A ação é realizada pela Clínica Felice Desenvolvimento Infantil, que atende crianças autistas.

“EU CHORO HORRORES”, DIZ MÃE

Quem colhe os frutos desse trabalho com certeza são os pais e as crianças. Uma delas é o pequeno Guilherme, de 7 anos, filho de Livia Bispo.

Com dificuldade de interação, de socialização, Livia conta que o filho participa das atividades de caratê e de musicoterapia da Felice e os resultados são tão positivos que a fazem chorar.

“Sou muito feliz em ver que o meu filho está se desenvolvendo, está cantando uma música inteira, está prestando atenção, sabe todos os nomes do caratê, dos gestos que tem que fazer. É um ganho muito grande. Sinceramente achei, no começo, que não ia dar muito certo, mas os professores não desistem”, disse.

Lívia ainda complementa, emocionada: “Você ver o seu filho, que não interage muito, tem dificuldade de socialização, cantar no microfone, interagir com os instrumentos, isso mexe muito com a mãe, que espera ver o filho evoluir. Eu choro horrores. Meu filho está evoluindo”.

PROFISSIONAIS VÃO AUXILIAR NAS ATIVIDADES

Imagem ilustrativa da imagem Festival leva música e caratê para crianças autistas em shopping neste sábado
A fisioterapeuta e gestora da Felice, Fernanda Meneghelli ressaltou a importância do evento |  Foto: Divulgação

Os organizadores informam que haverá profissionais especializados para auxiliar nas atividades com as crianças.

A data do festival é marcante para a Felice. A clínica comemora no sábado 12 anos de atividades. A fisioterapeuta e gestora da Felice, Fernanda Meneghelli, enfatiza todo o trabalho desenvolvido e resultados obtidos.

"A Felice vem se destacando com o desenvolvimento de projetos que promovem a habilitação, interação social e inclusão das mais de 100 crianças que atendemos, além da intervenção comportamental especializada em ABA. É um trabalho lindo, feito a muitas mãos, e a família é parte importantíssima. Eventos como esse promovem a visibilidade da causa, a inclusão e principalmente muita diversão", disse Fernanda.

SERVIÇO

> 1° Festival Felice

> Data: Sábado, 21 de outubro

> Horário: 15h às 18h

> Entrada gratuita

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: