X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“Maior plano é a lua de mel que sonhamos”, diz homem que teve AVC após se casar

Gustavo Julião, que foi vítima de AVC um dia após se casar com Priscila Bonadiman, está em recuperação e faz planos para o futuro


Imagem ilustrativa da imagem “Maior plano é a lua de mel que sonhamos”, diz homem que teve AVC após se casar
Priscila Bonadiman e Gustavo Julião: amor e superação |  Foto: Fábio Nunes/AT

No dia do casamento do servidor público Gustavo Lírio Julião, 33 anos, e da publicitária Priscila Bonadiman, 30 anos, em 9 de julho do ano passado, muitos eram os planos compartilhados pelo casal após a festa daquela noite.

Entretanto, nem mesmo a viagem de lua de mel chegou a acontecer. Gustavo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia seguinte à festa e ficou 29 dias internado.

Leia mais sobre Cidades aqui

Prestes a completar um ano desde o casamento e o susto repentino com o AVC, Gustavo hoje está bem e se recupera em casa, recebendo um amor que, mesmo após todo este turbilhão inesperado, segue vivo, paciente e sem medidas.

Questionado pela reportagem de A Tribuna sobre quais são os planos para o futuro que o casal teve que adiar, Gustavo responde sem pensar duas vezes: “A lua de mel que sonhamos! Futuramente farei a renovação de votos”.

Com a paciência de quem vive e acredita no amor, Priscila completa: “Vamos fazer um ano de casados, mas não tem problema se a lua de mel for daqui a alguns anos. Ela pode ser para sempre”.

Convulsão

Priscila relembra que o marido saiu de casa, na Praia do Canto, em Vitória, para buscar um presente de casamento na casa da mãe dele, no mesmo bairro.

“Quando Gustavo estava saindo de lá, ele teve uma convulsão ao entrar no carro. Lembro que quando cheguei ao local, ele já estava na ambulância”, detalhou Priscila.

Até o dia 8 de agosto, um dia antes de completarem um mês de casados, Gustavo ficou 29 dias internado, sendo 19 deles em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Mesmo jovens com estilo de vida saudável como Gustavo podem ser acometidos pelo AVC. O médico neurologista Daniel Escobar, que acompanha o caso desde o dia do acidente, explica que o evento ocorreu em virtude de uma trombose.

“No caso do Gustavo, foi uma trombose venosa cerebral, uma doença que pode causar o AVC. É mais comum em mulheres, mas pode acontecer com homens também”, ressalta.

O médico classifica a recuperação de Gustavo como surpreendente.

“Ele se recuperou de forma significativa, já está andando e interagindo de forma social. O acompanhamento neurológico é importante para tratar as consequências da trombose e evitar que aconteça de novo. E ele vem fazendo isso de forma exemplar”, afirmou.

“É uma transição, é um dia de cada vez”, diz Gustavo

A Tribuna Como vocês se conheceram?

Priscila-  Nos conhecemos por meio de amigos, na Paróquia Santa Rita de Cássia, da Praia do Canto. Ele me pediu em namoro no Dia dos Namorados, em 2013, e assim a gente foi construindo nossa caminhada. Gu me pediu em casamento no altar da nossa igreja, onde a gente serve e onde crescemos. Foi um ano e meio de preparativos até o casamento.

O que deu forças para seguir após o AVC?

Gustavo - Além da fé, a Pri me deu muita força, me sustentando o tempo todo, sempre com o terço na mão e em oração.

Qual o sentimento no momento da alta?

Gustavo - No dia da alta, senti um alívio, mas também foi um susto. Desmaiei por conta da queda de pressão. É uma transição até se acostumar de novo, é  um dia de cada vez. Todos os dias eu faço fisioterapia, musculação e vou à fonoaudióloga. Tenho progredido muito.

Priscila - Aprendemos a comemorar cada pequeno avanço como uma grande vitória.

Como tem sido o apoio da família e dos amigos?

Priscila - Esse apoio foi essencial, principalmente nos primeiros dias, e é fundamental até hoje. Eu tinha saído de casa para casar e, de repente, voltei e não tinha nem quarto mais (risos). Ficamos ainda mais unidos. Nossa família e nossos melhores amigos nos abraçaram de uma forma surreal.

Quais os planos do casal para o futuro?

Gustavo - A lua de mel que sonhamos. Futuramente farei a renovação de votos.

Priscila - Se Deus quiser, vamos conseguir nos planejar para fazer a lua de mel do jeito que sonhamos.

Confira a matéria completa sobre o caso:

Leia mais

Ele cozinha no “escuro” e faz sucesso na internet

Festas juninas no ES com fogueiras gigantes

ES registra primeira morte por febre maculosa em 2023

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: