X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais 15 mil vagas em cursos técnicos até 2026 no ES

Governo do Estado deve ampliar a oferta para alunos do ensino médio firmando parcerias com instituições públicas e privadas


Imagem ilustrativa da imagem Mais 15 mil vagas em cursos técnicos até 2026 no ES
Participantes do II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária: visita à escola Maura Abaurre |  Foto: Divulgação/Thiago Coutinho/Sedu

O governo do Estado vai ampliar a oferta de vagas para cursos técnicos destinadas aos estudantes do ensino médio. De acordo com o secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, serão adicionadas mais 15 mil vagas até o final de 2026.

“Nós já tínhamos 25 mil vagas quando terminamos o outro governo. No ano passado, abrimos mais 5 mil, ficando com 30 mil. Esse ano já abrimos cerca de 4 mil vagas e, até 2026, serão mais 15 mil vagas”, afirmou.

Para que isso seja possível, parcerias com instituições públicas e privadas estão sendo firmadas. Uma delas é a parceria público-privada entre o Espírito Santo em Ação, a Federação dos Indústrias, a Federação do Comércio e a Federação do Transporte, que oferece a formação gratuita para os alunos da rede estadual no contraturno.

Richardson Schmittel, diretor regional do Senac no Estado, disse que na primeira oferta foram 600 vagas em cursos técnicos destinados a alunos da 1ª e 2ª série do ensino médio da rede pública estadual.

“Faremos a segunda oferta no segundo semestre deste ano, onde serão oferecidas 800 vagas por parte do Senac. Nessa parceria, o aluno estuda na escola estadual e faz o curso técnico na unidade do Sistema S”, explicou.

Além disso, de acordo com Vitor de Angelo, o governo do Estado vai construir novas escolas até 2026.

“Nos comprometemos a abrir 100 novas escolas neste governo. A gente abriu 24 no primeiro ano, 28 neste ano, e ainda faltam 42 serem abertas, mas nada impede que a gente ultrapasse a meta estabelecida”, observou o secretário.

“Agora a estratégia para avançar na educação profissional e técnica é a parceria. Não mais a integração com a nossa rede oficial”.

As informações foram repassadas durante o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”, que terminou ontem e contou com a presença de 23 ministros de oito países, que vieram conhecer a educação capixaba.

Especialistas apontam o que aprenderam no Estado

O II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco” encantou especialistas de outros estados e países. Fátima Gavioli, secretária de Educação de Goiás, disse que ficou impressionada com o que viu e conheceu.

“A escola de tempo integral aqui do Espírito Santo está muito bem fundamentada e construída. As crianças estão se sentindo importantes e as famílias aprovam”.

Natalia Rosón, diretora pedagógica da Fundação Varkey Argentina, explica que a instituição acredita em uma educação de qualidade para todas as crianças. Desse modo, trabalha para desenvolver a capacidade dos professores, a fim de garantir a qualidade do ensino.

“A escola de tempo integral é bem completa. Daqui levamos de aprendizado o foco no protagonismo e na autonomia dos estudantes”.

Ela conta que outro ponto inovador é a existência do Projeto de Vida, que faz parte dos currículos dos estudantes.

“Existem ainda as disciplinas eletivas. O currículo é bem flexível. Nem todos os países são assim. Nós conversamos com algumas mães e pudemos ouvir que os filhos delas estão tendo as oportunidades que elas não tiveram”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: