X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

“Ajudei a construir o primeiro hotel de luxo em Vitória”, diz engenheiro de 80 anos

O engenheiro civil Sebastião Encarnação, de 80 anos, conta curiosidades do Hotel Porto do Sol, em Jardim Camburi


Imagem ilustrativa da imagem “Ajudei a construir o primeiro hotel de luxo em Vitória”, diz engenheiro de 80 anos
Sebastião Encarnação em frente ao Hotel Porto do Sol: local hospedou artistas e políticos nos anos 80 e 90 |  Foto: Kadidja Fernandes/at

“Todas as construções atendem a necessidades específicas de um período temporal. Quando o cenário se transforma, a utilidade de tais construções também podem mudar. Fui o engenheiro construtor do Hotel Porto do Sol, o primeiro hotel de luxo em Vitória, marco da hotelaria capixaba. Agora, o verei ser transformado em um condomínio de luxo.

A notícia da demolição da construção não me abalou tanto, para a surpresa de muitas pessoas. Quando trabalhamos com engenharia, entendemos que a cidade se transforma para atender às demandas de seu tempo. Por outro lado, sinto que aquele hotel guarda curiosas histórias da sociedade capixaba, e agora decidi contá-las.

Vida pessoal

Cresci em uma família de sete irmãos, no centro de Vitória. Dois irmãos mais velhos seguiram a engenharia e quando tive de fazer a escolha, optei pela Engenharia Civil, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Sou apaixonado pela profissão a ponto de hoje, aos 80 anos, ainda continuar trabalhando com prazer.

Dias após formar, fui para Brasília, já que a capital necessitava de engenheiros. Lá, no meu primeiro dia de trabalho, conheci o diretor da empresa em que eu iria trabalhar e, pouco depois, tive o privilégio de ser apresentado e de almoçar com Oscar Niemeyer.

Antes do hotel, eu havia participado apenas da construção de obras mais ‘brutas’, como, por exemplo, as construções de um trecho do metrô de São Paulo e de uma barragem no mar em São Luís, no Maranhão.

Assumir a responsabilidade de atuar como engenheiro construtor do Porto do Sol foi um desafio, mas posso dizer que foi a obra em que eu tive mais liberdade de trabalhar.

Ícone cultural

Foram quatro anos de construção, entre 1980 e 1984. Lá, fiz grandes amigos, como Haroldo Frugoni Martins de Castro, que foi gerente de manutenção.

O hotel foi inovador em diferentes aspectos no setor de hotelaria capixaba. Todos os móveis, por exemplo, foram feitos na própria marcenaria da obra. No projeto de interiores, tudo foi construído minuciosamente para o controle da acústica do hotel.

Se eu deixasse um garfo cair da minha mão em cima da mesa de jantar, por exemplo, uma pessoa sentada ao lado não ouviria.

Para a construção, havia projetos de arquitetura, de interiores, de paisagismo, de energia elétrica, de água e esgoto e de incêndio.

As luminárias eram exclusivas, projetadas apenas para o hotel. Os materiais eram todos comprados em São Paulo. Tudo isso era uma novidade em Vitória.

O proprietário do hotel era extremamente caprichoso e tinha um padrão de pensamento em 360º, ou seja, estava atento a tudo. O último gerente do hotel estudou inglês nos Estados Unidos e depois ficou três anos em Porto, Portugal, para fazer um curso de Gestão Hoteleira.

Na realidade, o Porto do Sol foi o primeiro hotel de alto padrão em Vitória, feito com um projeto minucioso e sob as mãos de talentos de todo o Brasil.

O arquiteto e urbanista carioca Paulo Casé, que tem os hotéis Hilton e Marriott, ambos no Rio de Janeiro, entre os trabalhos de destaque, foi o responsável pelo projeto do hotel.

Já a primeira logomarca, por exemplo, foi criada pelo cartunista Ziraldo, que foi um dos hóspedes famosos que conheci, assim como a Xuxa e o político Ulysses Guimarães. Todas as grandes personalidades da época escolhiam o Porto do Sol quando vinham a Vitória.

O modelo de negócio para o funcionamento do Porto do Sol incluía o turismo, os eventos e os negócios. Assim, o hotel centralizava as grandes atividades que ocorriam nos anos 80 e 90 na Grande Vitória. As festas de Réveillon, por exemplo, eram as mais disputadas da sociedade capixaba.

Atualidade

As grandes redes de hotéis dominam o setor, e o modelo de negócio e de funcionamento já não é como o Porto do Sol. O hotel será demolido para a construção de um condomínio de luxo, e eu vejo com naturalidade a transformação da cidade para novas necessidades dos moradores.

As histórias vivenciadas naquele espaço, contudo, permanecerão na memória de gerações de capixabas. Ali, todos sabem - e saberão - que existiu o primeiro hotel de alto padrão da cidade de Vitória”.

Quem é

Sebastião Encarnação, de 80 anos, é engenheiro civil e foi engenheiro construtor do Hotel Porto do Sol, em Jardim Camburi, Vitória. Antes, participou da construção de um trecho do metrô de São Paulo e de uma barragem no mar em São Luís, no Maranhão, entre outras grandes obras.

Nascido e criado no centro de Vitória, o engenheiro civil conta as curiosidades da construção do Hotel Porto do Sol, hoje conhecido como Hotel Canto do Sol.

- Depoimento ao repórter Jonathas Gomes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: