Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Aécio critica o governo Lula por “gastança desenfreada”

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (22)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 22/11/2023, 10:44 10:44 h | Atualizado em 22/11/2023, 10:45

Imagem ilustrativa da imagem Aécio critica o governo Lula por “gastança desenfreada”
Aécio se opôs "à gastança desenfreada, à pouca aptidão pela gestão pública e aos injustificáveis alinhamentos ideológicos na política externa" do governo Lula |  Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) aposta na retomada da polarização com o PT para unir os tucanos na convenção nacional da sigla, no próximo dia 30. Ele elevou o tom das críticas ao governo Lula e disse que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é o grande nome do partido para a corrida presidencial de 2026. “Esperamos que o PSDB dê novos e vigorosos passos para fortalecer seu papel de oposição ao governo Lula, à gastança desenfreada do Estado, à pouca aptidão pela gestão pública, aos injustificáveis alinhamentos ideológicos na política externa, dentre outras questões”, afirmou à Coluna. O PSDB vai ter chapa única para escolher seu novo presidente, mas não conseguiu consenso ainda em torno do nome.

JUNTOS. Aécio nega que haja alguma cizânia entre ele e o atual presidente do partido, Eduardo Leite. “A liderança do governador Leite é inconteste. É ele a nossa grande figura e a nossa grande aposta para 2026”, ressaltou.

COSTURAS. Aécio retomou sua força no PSDB, este ano, mas afirma que todas as questões internas vêm sendo discutidas de forma democrática. Segundo ele, prova disso é a chapa única ao Diretório Nacional. “Que esperamos também possa construir uma nova direção do partido de forma convergente”, finalizou.

CALMA AÍ. Lideranças do PT do Rio torcem para que a política de internação compulsória de usuários de drogas, anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), “seja apenas uma bravata”. A ideia é antagônica às propostas dos petistas sobre como lidar com o problema e eles temem que a discussão dificulte as costuras para as eleições de 2024.

AFIRMATIVA. A gestão de Paes diz que a proposta não é jogo de cena para se aproximar do eleitor de centro-direita. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, afirmou à Coluna que a Prefeitura discute a ação há meses e quer implementá-la a partir de 2024.

SURPRESA. Crítico ferrenho do governo Lula e ex-ministro de Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) prestigiou, na terça-feira (21) em Brasília, o lançamento do livro do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP), que é cotado para assumir um ministério em 2025, quando terminar seu mandato, ou presidir o PT.

CHECAGEM. A defensoria pública do Distrito Federal fez uma visita ao Complexo Penitenciário da Papuda, na terça-feira (21), após a morte de um dos presos do 8 de janeiro. Deve apresentar relatório nesta quarta-feira (22) sobre a situação dos demais detidos nos atos golpistas e dos que respondem a inquérito decorrente da operação Lesa Pátria da PF.

OTIMISMO. Estudo recente da Business Climate Survey mostra que 63% das 50 maiores empresas suecas em território brasileiro planejam aumentar os investimentos no País no próximo ano. O dado anima a Confederação Nacional da Indústria, que realiza nesta quarta-feira (22) o Fórum Empresarial Brasil-Suécia, na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo.

AVANÇO. A Anfavea considerou uma sinalização positiva do governo Lula o anúncio de aporte de R$270 mi para o programa Rota 2030, apesar de a demanda do setor ser maior.


Vodcast Dois Pontos | Tema: inteligência artificial

"No Brasil está se pensando muito na regulação da IA e não na estratégia. O País tem uma estratégia no nome, mas sem estratégia, nem orçamento” - Diogo Cortiz, professor da PUC-SP

"O que o ChatGPT trouxe de novo é que as pessoas começaram a falar ‘vou pedir ajuda à IA’ e ver como funciona, em vez de serem usuárias passivas” - Alexandre Chiavegatto, diretor do LabDaps da USP

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: