Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Dia Mundial do Café

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (12)

Gabriela Rebello | 12/04/2024, 10:29 10:29 h | Atualizado em 12/04/2024, 10:29

Imagem ilustrativa da imagem Dia Mundial do Café
Dia Mundial do Café é comemorado neste domingo (14) |  Foto: Canva

Para muita gente, tomar um bom café ao acordar é a melhor forma de despertar e começar um dia. No próximo domingo (14), comemoramos o Dia Mundial do Café. Paixão dos brasileiros, o café é quase um integrante da família! É apreciado e consumido de diversas maneiras. Puro ou com leite, quente ou frio, em qualquer hora do dia.

A cafeína, componente principal do café, é um estimulante natural do sistema nervoso central, capaz de aumentar os níveis de atenção e melhorar o humor.

Ah! E ele tem poderosos efeitos antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce, auxilia no tratamento do Alzheimer, Parkinson e até da enxaqueca, sem falar que pesquisas indicam que ele é excelente como coadjuvante em dietas de emagrecimento.

A gente já sabe que para emagrecer é preciso um plano alimentar adequado e também a realização de atividade física. Portanto, não adianta tomar café achando que vai ficar sarado, hein?

É preciso equilibrar a alimentação e ter uma vida saudável. Assim, aproveitamos todos os benefícios deste grão tão poderoso.

Por algum tempo falou-se que o café fazia mal à saúde, mas essas informações estão relacionadas a duas situações.

A primeira é a quantidade excessiva de café ingerido por dia. Para isso, é bom ficar de olho na recomendação diária de café, que é de três a quatro xícaras pequenas (50 ml) para pessoas saudáveis.

O excesso de cafeína pode agravar sintomas de ansiedade, taquicardia, tensão pré-menstrual (TPM) e incômodos estomacais. A segunda situação é a quantidade de açúcar refinado adicionado à bebida, que eleva as calorias, o que em excesso não é nada bom.

Falando em açúcar, quanto mais puro for seu pó ou grãos de café, mais suave será o seu gosto, não tendo a necessidade de adoçar. E lembre-se, o ideal é consumir na hora. O café tem validade de até 1 hora, mesmo que ele seja armazenado em garrafa térmica.

E por fim, e não menos importante, dica da Nutri: evite armazenar ou até mesmo consumir o cafezinho de todos os dias em recipiente plástico.

O plástico tem muitos elementos químicos em sua composição, e isso pode afetar negativamente a nossa saúde.

Prefira recipientes de vidro, pois até mesmo o tipo de plástico conhecido como BPA Free, livre de bisfenol A, podem vir com diversas outras substâncias tóxicas, que são bastante prejudiciais à saúde.

E fica o alerta! Grávidas, pessoas com problemas cardíacos, distúrbios de ansiedade e sensibilidade à cafeína devem evitar o consumo de café ou limitar sua ingestão.

Portanto, é essencial consumir café com moderação para desfrutar de seus benefícios à saúde, evitando os malefícios associados ao consumo excessivo. É sempre recomendável consultar um nutricionista para orientações individualizadas, especialmente se houver alguma condição de saúde preexistente.

Agora me conta, você é fã do famoso cafezinho diário?

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: