Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna dos Esportes

Tribuna dos Esportes

Colunista

Jaider Miranda e Mariana Melo

Paratleta faz história no Chile e se torna o maior do atletismo

Coluna foi publicada no sábado (25)

Jaider Miranda e Mariana Melo | 27/11/2023, 11:28 11:28 h | Atualizado em 27/11/2023, 11:30

Imagem ilustrativa da imagem Paratleta faz história no Chile e se torna o maior do atletismo
Daniel Mendes conquistou o ouro na prova dos 400 metros T11 nos jogos Parapanamericanos |  Foto: Divulgação/Comitê Paralímpico Brasileiro

No auge dos seus 44 anos, Daniel Mendes mostra que ainda tem muita lenha para queimar nas pistas de atletismo. Um dos mais experientes membros da delegação brasileira no Parapan de Santiago 2023, o capixaba brilhou e conquistou o ouro na prova dos 400 metros T11 (para atletas com deficiência visual), com o tempo de 52s05.

O velocista de Nova Venécia ainda é o recordista mundial da prova, com o tempo de 49s82 obtido há 12 anos, no Parapan de Guadalajara 2011. O que prova que a longevidade é a sua marca registrada. Ele atingiu o feito de subir no pódio em quatro edições consecutivas de Parapan.

A primeira foi na edição de Guadalajara, e ele voltou com três medalhas: prata nos 100m e 200m, e ouro nos 400m (prova do recorde mundial). Quatro anos depois, em Toronto 2015, ele foi bronze nos 200m.

Já veterano, Daniel foi novamente campeão dos 400m em Lima 2019. Ou seja, a medalha conquistada em Santiago foi o terceiro ouro em quatro edições, cravando o nome do paratleta em definitivo na história.

Maior medalhista

Em Mundiais, Daniel Mendes é simplesmente o maior medalhista da seleção brasileira paralímpica da história. São oito medalhas, sendo dois ouros, três pratas e três bronzes.

Ele também possui no currículo três medalhas em Paralímpiadas: prata nos 200m em Londres 2012; e um bronze nos 200m e um ouro no revezamento 4x100m na Rio-2016.

Mais paratletas capixabas estão brilhando nas pistas do atletismo do Parapan de Santiago. É o caso da paratleta Lorraine Aguiar, que acompanhada de seu atleta-guia, Felipe Martins, conquistou o bronze na classe T12 (baixa visão), com o tempo de 26s75. Também no atletismo com baixa visão, classe T12, o capixaba Marcos Vinícius de Oliveira foi mais um a subir ao pódio no Chile. Na prova de 400m, Marquinhos conquistou a prata, contribuindo para a liderança do Brasil no quadro de medalhas.

Lutas no litoral

Guarapari vai sediar neste domingo (26) o Campeonato Estadual de Wrestling, que promete agitar o público com muita ação e adrenalina. As lutas vão acontecer na Quadra do Rio Branco, anexa ao Complexo Esportivo Maurice Santos, a partir das 7 horas.

Após dois anos sem a realização do Estadual, 111 atletas de diferentes municípios do ES estarão reunidos para a competição. O evento será aberto ao público.

O evento é organizado pela Federação Espírito-Santense de Lutas Associadas (Fesla) e tem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), via chamamento público. O campeonato contará com disputas desde a categoria infantil até o adulto master.

Brasileiro de Ginástica

Ginastas do Espírito Santo estão disputando neste final de semana em Curitiba, no Paraná, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker. O torneio teve início na quinta-feira (23) e segue até este domingo (26).

Ao todo, 16 capixabas viajaram com a competição. Destaque internacional, Emanuelle Felberk é uma das favoritas a medalhas. Em outubro, ela conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze, além de ter faturado o segundo lugar geral no Campeonato Sul-Americano, em Barranquilla, na Colômbia.

Talentos no ringue

Os capixabas Enzo Pegorette e Julia Noledo representaram bem o Espírito Santo na Etapa Centro-Oeste do Circuito Nacional de Wrestling, no último sábado (18). No total, os capixabas conquistaram três medalhas de ouro na competição, que aconteceu em Cuiabá, Mato Grosso.

Enzo Pegorette disputou as categorias livre e greco-romano sub-17 anos até 71kg e venceu os adversários do Mato Grosso e de São Paulo, conquistando duas medalhas de ouro. Com o resultado, o atleta termina a temporada em primeiro lugar no ranking nacional da modalidade pela segunda vez consecutiva.

Já Julia Noledo venceu por WO na categoria sênior 65kg.

Essa foi a última das três etapas do circuito e reuniu atletas de todo o Brasil, com disputas nas categorias infantil, sub-15, sub-17, sub-20 e sênior (adulto).


Curta

Full Combat Extreme, uma das maiores competições de kickboxing no País, chega a Vitória pela primeira vez com atletas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, da Bahia e Argentina. O torneio tem início neste sábado (25), às 17 horas, na Arena Triângulo, na Praia do Canto, em Vitória.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: