Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna dos Esportes

Tribuna dos Esportes

Colunista

Jaider Miranda e Mariana Melo

Recorde nas Paralimpíadas Escolares

Coluna foi publicada nesta terça-feira (05)

Jaider Miranda e Mariana Melo | 05/12/2023, 11:04 11:04 h | Atualizado em 05/12/2023, 11:07

Imagem ilustrativa da imagem Recorde nas Paralimpíadas Escolares
Delegação do Espírito Santo conquistou 146 medalhas na fase nacional das Paralimpíadas Escolares |  Foto: Divulgação/Ale Cabral - Comitê Paralímpico Brasileiro

A delegação do Espírito Santo retornou para casa, no último sábado (02), com 146 medalhas conquistadas na fase nacional das Paralimpíadas Escolares, disputada em São Paulo (SP). Foram 57 ouros, 52 pratas e 36 bronzes nas modalidades de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa, um recorde do Estado na história da competição.

Em 2022, os capixabas tinham ultrapassado pela primeira vez a marca de cem medalhas, chegando a 112 pódios. Neste ano, quebraram mais uma vez o recorde, com 34 medalhas a mais em relação à edição anterior.

Ao todo, 114 estudantes de 11 a 18 anos representaram o Estado na competição, que foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista.

O evento, que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), recebeu cerca de 1.800 atletas com deficiência das 27 unidades da federação, a maior quantidade de participantes da história das Paralimpíadas Escolares. O Estado também participou das modalidades de badminton, halterofilismo e vôlei sentado.

O grande destaque da delegação capixaba foi o atletismo. Pelo segundo ano consecutivo, o Espírito Santo terminou a disputa na terceira colocação geral do País, pelo ranking de pontos do CPB. Foram 131 medalhas (57 ouros, 48 pratas e 25 bronzes), também superando o ano passado (93 pódios).

Bolsa Atleta

Dos medalhistas do Espírito Santo nas Paralimpíadas Escolares, 13 são contemplados pelo edital atual do Bolsa Atleta, que se encerra este ano: Alice Colli Mardegan, Alice Xavier Nascimento, Ana Clara Brito Paixão, Ana Esther Souza da Cruz, Brenda Souza Teixeira, Davi Henrik Morais Vieira, Italo dos Santos Monteiro, Lucas Otacílio Ferreira dos Santos, Mariana Vieira Amancio, Matheus Gomes Monteiro, Pedro Júnior Cassilhas Gomes, Quezia Pontara da Costa e Wendel Sabino Xavier.

Já entre os treinadores, estavam compondo a delegação capixaba Arlindo Anchieta, Diogo Mello, Douglas Franco Espolador, Enicio Ferreira, Gabrieli Machado, José Cassimiro Filho, Kelley Bonicenha, Leandro Corrêa, Leonardo Fantoni, Luiz Guilherme Santana de Lima, Marcelo de Azevedo Coutinho, Marcio Dutra, Patricia dos Santos Giuberti, Rafael Bianchini, Raphael Leandro, Roque Marinato, Stephany Castro, Thiago de Souza Cavedo e Washington Missias.

Vice no handebol

A seleção capixaba masculina se sagrou vice-campeã brasileira de handebol na categoria juvenil no último domingo (03). O campeonato aconteceu em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e a delegação viajou com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

Representando o Espírito Santo, a seleção fez parte do Grupo A e disputou a primeira fase contra Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Amazonas e Distrito Federal. Após ultrapassar a etapa, os capixabas chegaram à final e enfrentaram a seleção de São Paulo. Apesar do bom desempenho na partida, perderam a final por um placar de 26 a 30.

A competição foi realizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e contou com a participação de cerca de 600 atletas, representando os estados de Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso Do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande Do Sul, e São Paulo.

Decisão no futebol

O ano está sendo mesmo especial para o sub-20 de Porto Vitória e Nova Venécia. Finalistas do Estadual Sub-20 da categoria, neste ano, e representantes do futebol capixaba na Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem, os dois clubes também chegaram à final da Copa ES Sub-20.

O título será decidido em jogo único sábado (09), às 14h30, no estádio Robertão, na Serra, com disputa de pênaltis em caso de empate.

A decisão será uma das três partidas do dia no estádio, que também vai receber as finais dos Estaduais Sub-11 e Sub-13.

A final na categoria sub-20 ainda contará com o teste offline do VAR Light, uma versão mais acessível do árbitro de vídeo, com a utilização de quatro câmeras. A entrada será gratuita para a torcida.

Remo

No último domingo (03), os atletas do Vitória disputaram a final do Campeonato Capixaba de Remo e subiram no lugar mais alto do pódio. Luciana Lima conquistou o ouro na categoria para-remo PR2 e Geovan Constantino também levou a medalha de ouro no para-remo PR1.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: