Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna dos Esportes

Tribuna dos Esportes

Colunista

Jaider Miranda e Mariana Melo

Sávio vem aí

Coluna foi publicada nesta terça-feira (28)

Jaider Miranda e Mariana Melo | 28/11/2023, 11:27 11:27 h | Atualizado em 28/11/2023, 11:29

Imagem ilustrativa da imagem Sávio vem aí
Sávio teve duas passagens pelo Flamengo e soma mais de 250 jogos pelo clube |  Foto: Reprodução/Instagram

Imagine a oportunidade de estar perto de um grande ídolo do Flamengo, consagrado como um dos grandes nomes do esporte mundial: o jogador de futebol capixaba Sávio Bortolinil, conhecido como “Anjo Loiro da Gávea”, e revelado ao mundo pelo clube carioca.

Ele virá ao Espírito Santo no dia 16 de dezembro para lançar edição especial do livro “Dribles certeiros de uma carreira de sucesso”, do escritor Renan Koerich, em um evento beneficente que será realizado no Centro de Convenções de Vitória, às 20 horas.

A obra em si conta a história de um atleta nascido em Vila Velha, formado nas divisões de base da Desportiva Ferroviária, que deixou a família quando ainda tinha 14 anos e partiu em busca da realização de um sonho.

No Brasil, fez história junto ao time mais popular do país, em que somadas suas duas passagens, o jogador atuou em 261 jogos, com 130 vitórias, tendo marcado 99 gols e conquistado o Campeonato Carioca de 1996 e Copa de Ouro 1996.

Por meio do Projeto Gol Azul, realizado pela FAP, a associação realiza, além do evento do sábado, o “Jogo das Estrelas pelo autismo”, que será realizado no Engenheiro Araripe, em Cariacica, no dia 17, às 10 horas da manhã.

Homenagem

A jovem Liz Valverde, de 13 anos, zagueira capixaba convocada para os treinos da Seleção Brasileira Feminina Sub-15, está fazendo história no futebol ao ser a primeira menina a jogar entre meninos em competições oficiais organizadas pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).

Em reconhecimento a sua trajetória, a jovem recebeu homenagens da deputada estadual Camila Valadão. Na última quarta-feira (22), a atleta recebeu das mãos da deputada um Voto de Congratulação, que parabeniza Liz pelo papel inspirador que desempenha ao desafiar as questões de gênero no esporte e estereótipos, reafirmando que talento e paixão pelo jogo não tem gênero.

“É uma alegria ver Liz, uma menina ainda tão jovem, com um futuro enorme pela frente, já fazendo história e abrindo caminhos para que outras meninas também possam se dedicar ao futebol, um espaço ainda tão machista”, destaca a deputada.

Reforço capixaba

A seleção brasileira feminina sub-17 de basquete estreou na segunda-feira (27) no Sul-Americano da categoria, em Bucaramanga, na Colômbia. Além do título, o torneio vale três lugares na Copa América Sub-18 em 2024.

Duas atletas capixabas estão entre as 12 convocadas: Maria Clara Soares e Sofia Moschen. Maria Clara, ala-armadora de 17 anos e 1,82m de altura, começou a jogar basquete na Escola Nice de Paula, em Vila Velha, e hoje defende o Mampituba/SC.

Sofia começou a jogar basquete inspirada no irmão, André, que tem 2,03m de altura. O irmão largou cedo as quadras para se dedicar aos estudos, mas Sofia permaneceu por lá. Ela jogou pelo Cetaf, de Vila Velha, e treinou com meninos até despontar e despertar interesse de clubes de fora do Espírito Santo. Hoje, a ala-pivô de 1,81m de altura defende o Bradesco/SP.

Futebol capixaba

Campeão de tudo no sub-17, em 2023. Esse é o Porto Vitória, que conquistou a Copa ES Sub-17, no último sábado, depois de já ter levado o Estadual Sub-17 em julho. Diante do Ypiranga, o time alviverde venceu por 3 a 0, no estádio Robertão, e comemorou o hepta na Copa ES Sub-17.

Lição de vida

Único surfista cego a surfar Pipeline, no Hawaii, e Teahupoo, no Tahiti, Derek Rabelo vai contar sua história em Vitória. Capixaba, nascido em Guarapari, mas morando atualmente em Santa Catarina, ele vem ao Espírito Santo para palestrar em evento gratuito, o Reconecta.

Aberto ao público, o evento vai acontecer entre os dias 4 e 7 de dezembro, a fim de promover a conscientização e inclusão social de pessoas com deficiência e reabilitados através de inúmeras palestras e agendas culturais.

Derek Rabelo vai trazer sua palestra “Muito além do que se vê”. Ele tem uma história muito inspiradora. Um surfista cego que viajou por mais de 25 países atrás de ondas desafiadoras.

Ele conquistou inúmeros títulos ao redor do mundo e hoje atua também como life coach e palestrante. Para conhecer mais sua história basta clicar aqui.

O Reconecta ocorrerá entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, na Enseada do Suá, Vitória. Gratuito, vai acontecer das 14h às 19h e oferecerá 80 horas de programação simultânea. Clique aqui para conferir a programação completa e outras informações.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: