Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Abril Marrom: combate à cegueira

Coluna foi publicada nesta terça-feira (02)

César Ronaldo Vieira Gomes Filho | 02/04/2024, 10:40 10:40 h | Atualizado em 02/04/2024, 10:40

Imagem ilustrativa da imagem Abril Marrom: combate à cegueira
César Ronaldo Vieira Gomes Filho é coordenador do serviço de Cirurgia do Hospital de Olhos Vitória |  Foto: Divulgação

A perda de visão impacta profundamente a qualidade de vida, o bem-estar emocional e o funcionamento diário de uma pessoa. Em resposta a essa realidade, foi instituída no ano de 2016 a campanha Abril Marrom, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção, do combate e da reabilitação das diversas causas de cegueira.

O mês foi escolhido em celebração ao Dia Nacional do Braille, comemorado no dia 8 de abril, e a cor marrom foi selecionada por ser a cor da íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

As principais causas de cegueira incluem a catarata, os erros de refração, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética. Juntas, a catarata e os erros refrativos não corrigidos representam 74,8% de todos os casos de deficiência visual.

Porém, simples visitas ao oftalmologista podem ser o caminho para prevenir a perda de visão causada por esses problemas oculares. Ao realizar consultas periódicas, é possível diagnosticar precocemente a doença e iniciar o tratamento adequado, evitando a sua progressão.

No entanto, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 7% dos brasileiros nunca fizeram uma consulta com um oftalmologista e 42% não realizam visitas frequentes, buscando o especialista apenas quando notam alguma alteração na visão.

Esse cenário precisa ser mudado. A catarata, doença caracterizada pelo processo de opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos que está atrás da íris, surge aos poucos, permitindo que as pessoas se adaptem à situação. Dessa forma, sem as idas recomendadas ao oftalmologista, quando os pacientes menos esperam, a acuidade visual está quase nula. A boa notícia é que a cirurgia é um tratamento eficaz para reverter esse quadro.

Já o glaucoma, por sua vez, afeta diretamente o nervo óptico e pode levar à perda irreversível da visão. Por isso, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são essenciais para evitar a cegueira.

Por precaução, recomenda-se que as consultas sejam realizadas pelo menos uma vez por ano. Para pessoas com diabetes e problemas cardíacos, esse intervalo deve ser reduzido para cada seis meses.

Outros cuidados importantes que precisam ser adotados para prevenir a perda de visão incluem procurar assistência médica diante de emergências ou desconfortos visuais, além de adotar hábitos de vida saudáveis.

Algumas enfermidades não têm cura nem tratamento, resultando em perda progressiva da visão, como é o caso das doenças raras e hereditárias da retina. Mas mesmo esses pacientes conseguem ter uma melhora na qualidade de vida com o tratamento de reabilitação visual.

Portanto, é fundamental que a conscientização e as ações promovidas pelo Abril Marrom sejam abraçadas por todos, fazendo com que a prevenção e a inclusão não seja apenas uma campanha, mas sim um compromisso contínuo com a saúde ocular e a igualdade de oportunidades para todos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: