Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Bons indicadores econômicos: mais respeito e qualidade de vida

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (1º)

Paulo Torres | 01/04/2024, 13:05 13:05 h | Atualizado em 01/04/2024, 13:06

Imagem ilustrativa da imagem Bons indicadores econômicos: mais respeito e qualidade de vida
Paulo Torres é consultor do Tesouro Estadual e presidente da Associação dos Consultores do Tesouro Estadual (Acees) |  Foto: Divulgação

A gestão financeira, orçamentária, contábil e fiscal das contas públicas, sem dúvida, é um trabalho fundamental do ponto de vista administrativo e econômico do Espírito Santo. Tal função fica a cargo dos consultores do Tesouro Estadual, cujo papel é, entre outros, planejar o contingenciamento e os cálculos necessários para projetar se a receita estará adequada aos gastos.

Recentemente, a pesquisa Compara Brasil, que reúne dados sobre as finanças dos municípios, dos estados e da União, com base em fontes oficiais, como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Receita Federal do Brasil (RFB) e as secretarias de Fazenda, indicou que o Espírito Santo é o estado com a melhor relação entre receitas e despesas correntes do País.

No Espírito Santo, a poupança corrente é de 17,5%, a maior do Brasil. O índice é superior à média dos estados, que é de 7%. Na média, os estados utilizaram, em 2023, 93% das suas receitas para pagar as despesas; já no Espírito Santo, o comprometimento da receita foi de 82,5%.

Os índices têm relação direta com o trabalho dos consultores do Tesouro Estadual, categoria responsável por, entre outras funções, controlar as despesas, frente à receita e ao dinheiro que entra no caixa do Tesouro Estadual.

Os excelentes indicadores da pesquisa mostram que o Espírito Santo tem responsabilidade, dignidade e respeito com o cidadão capixaba. Indicam, ainda, que o Estado é capaz de pagar em dia seus servidores e fornecedores, tendo dinheiro para garantir saúde, segurança e educação de qualidade para a população. Além de possibilitar fazer os investimentos necessários que vão beneficiar a população.

Os consultores do Tesouro Estadual atuam, ainda, garantindo outros bons resultados para o Estado. Um exemplo é que há mais de 10 anos, o Espírito Santo é nota A na avaliação de Capacidade de Pagamento (Capag) do Tesouro Nacional, o que demonstra que o Estado tem capacidade de poupança, pouco endividamento e possui liquidez, ou seja, dinheiro em caixa para cumprir com suas obrigações.

Outro exemplo é que, há mais de 20 anos, o Estado tem suas contas aprovadas no Tribunal de Contas e pela Assembleia Legislativa sem nenhum tipo de restrição.

Quando se fala em economia, gestão fiscal e orçamentária, parece que há um distanciamento da população, como se os números e as cifras com os quais lidamos diariamente não tivessem relação com o dia a dia dos capixabas. Isso não poderia ser mais equivocado.

Cada uma dessas conquistas resulta em um Estado que cuida de sua população, garantindo educação e saúde de qualidade, além de segurança pública eficaz. Atingir os bons patamares econômicos está diretamente ligado aos bons patamares de serviços fundamentais.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: